Antes de começar a trabalhar online, primeiro você precisa criar um produto ou serviço. Para isso você tem que pensar "o quê" você vai oferecer para as pessoas: um projeto online? Uma consultoria? Uma reforma?

Qual produto ou serviço você vai oferecer?

Dentro deste produto, deste serviço, quais são as etapas que estão inclusas no teu trabalho? Por exemplo: você vai fazer uma reunião com o cliente no zoom, ele tem que te mandar a planta, você vai entregar para ele um layout, depois fazer uma reunião, fazer um 3D...

Quando a gente está falando de uma entrega, principalmente online, no primeiro momento a gente tem que pensar quais são as informações necessárias para entregar esse trabalho para o cliente.

O grande desafio do projeto é entregar um material que ele consiga de fato utilizar e aplicar na vida dele. Não adianta entregar um projeto lindo e maravilhoso, todo detalhado em 2D, no CAD, e que o cliente não consiga entender uma única linha!

Quando a gente está entregando um projeto online existe uma necessidade muito maior de fazer um trabalho visual, de conseguir transformar os detalhes em formas, para que a pessoa consiga entender tudo!

É conseguir mostrar para ela que a parede é cinza, onde vão ficar os quadros, que altura ela vai colocar os quadros na parede, que o sofá que é branco...

É pegar todo o nosso conhecimento e transformar isso em um serviço, apresentar ao cliente, dizer quanto você vai demorar para entregar, quanto vai cobrar e dizer quais as etapas que estão inclusas.

Dentro de tudo o que você faz, das suas habilidades, do seu conhecimento, da sua experiência, é entender qual é o serviço ideal que você pode criar.

Para isso a gente tem que pensar quem é o cliente que você quer atingir.

Se você está atingindo um cliente que está online, o perfil dele é de uma pessoa que está aberta a fazer isso, que quer contratar online. Mas essa pessoa vai querer saber onde ela vai colocar as coisas, quem é o fornecedor.

Você vai ter que ter as respostas para o problema dela, por isso é muito importante você estudar quem é o teu cliente.

Se o teu cliente é um jovem, o que ele quer? Quais as necessidades dele? Quanto ele pagaria pelo teu trabalho? Quanto ele gastaria de investimento no projeto inteiro da casa dele? E como a gente faz isso?

É simples! É feijão com arroz! Você vai pegar o telefone e começar a ligar para as pessoas.

Vamos supor que o foco são os jovens que estão mudando para o primeiro apartamento. Quem são os jovens no Brasil que estão mudando para o seu primeiro apartamento? Os seus amigos? Talvez sim, porque tem muita gente pensando em morar sozinha.

E quando você ligar, pergunte para a sua amiga quanto ela pagaria para contratar um projeto para morar sozinha, pergunte o que ela acha que teria que ter nesse projeto...

É começar a perguntar! Quando eu comecei a ArqExpress eu entendi o quê? Que as pessoas queriam contratar um profissional, mas achavam que não podiam pagar por ele. Elas não queriam me pagar 5 mil, elas queriam me pagar mil. Então eu pensei: qual é o serviço de mil reais que eu consigo entregar para essa pessoa para ela ter o que quer?

Basicamente o que você tem que fazer é isso. Entender qual é o serviço que você pode entregar para o seu cliente, de que forma que ele te contrataria e como esse serviço pode ser eficiente.

Quer saber mais sobre a consultoria online? No meu curso Aprenda a Fazer Consultoria Online você vai aprender um novo serviço que já está todo elaborado e pronto para aplicar! Nele eu vou te mostrar como funciona a consultoria e como a ArqExpress organiza as etapas dele para que você tenha um rendimento maior, seja de forma autônoma ou no seu escritório!

Beijos e até depois,
Rê.