Vai projetar um dormitório? A primeira coisa que faz diferença na distribuição de um quarto é a medida do ambiente, mas também o tamanho da cama!

É muito importante que a gente saiba qual é a cama que está escolhendo, porque isso vai interferir na distribuição do layout!

Além disso, quando a gente pensa no tamanho da cama, também tem que pensar na medida dos travesseiros: cama maior precisa de travesseiro maior, cama menor precisa de travesseiro menor. Olha só:

Quando estamos fazendo o projeto de um quarto, queremos que ele seja funcional. Então, quando for escolher a cama, temos que pensar em deixar pelo menos 60cm livres (tanto dos lados quanto na frente) para a circulação.

Às vezes, quando o quarto é pequeno e a pessoa quer deixar com uma circulação maior, uma das soluções que muitos acabam usando é colocar a cama grudada na parede.

Mas existem alguns cuidados importantes que a gente precisa tomar e que podem afetar o espaço de circulação. Se o ambiente vai ter uma cortina, por exemplo, a gente tem que lembrar que ela também toma espaço! Se for uma cortina com caimento então, ela vai ocupar mais ou menos, 10cm, por isso é importante que a circulação seja maior!

Tem que pensar em tudo!

Como a porta do armário e as gavetas que precisam abrir... Para esses casos o ideal é deixar com espaço de 80cm. Outra coisa que você precisa cuidar é com a circulação da diagonal (a medida do final da cama até o armário e do final da cama até a porta), que também precisa ter 60cm.

Renata, e se eu quiser colocar uma mesinha de cabeceira? Se você tem 60cm ao lado da cama, nunca projete um móvel que tem exatamente essa medida!

Isso porque você vai precisar de espaço para colocar a roupa de cama e mais uma folguinha que sempre é necessária.

A regra é: se você tem 60cm de espaço, projete um móvel com 50cm, se o espaço é de 70cm, projete com 60cm, e assim vai!

Viu quanta informação importante? Esse tema "dormitórios" é super amplo! Minha última dica de hoje é: quer aprender mais sobre detalhamento de closet, armários e gavetas, não deixe de conferir mais de 50 detalhes indispensáveis no meu E-book Detalhamento para Arquitetos 004!

Beijos e até depois,
Rê.