Que tipo de pessoa procura o teu trabalho? Como essa pessoa chegou até você?

A primeira coisa que você precisa fazer é entender quem é o teu público hoje em dia!

• É uma família?
  • É uma pessoa com dinheiro?
  • É uma pessoa que está se mudando?
  • É uma pessoa recém-separada?

Club ArqExpress

Estudar quem é o teu público, o que ele quer, qual o serviço que ele precisa, quanto as pessoas pagariam por um projeto teu e quem são as pessoas que pagariam por esse projeto é um dos segredos que vão te ajudar a crescer!

Uma empresa não cresce porque todo mundo acha que o seu trabalho é bonito, ela cresce porque está sendo valorizada, porque mais pessoas estão te contratando, porque mais pessoas estão falando sobre você!

E para isso você precisa saber cobrar! Você não pode pensar que não vai ter cliente para te pagar, você tem que pensar quem é o cliente CERTO que vai pagar e que vai te valorizar pelo teu trabalho (e tem cliente!).

Comece criando um processinho com todas as etapas do teu trabalho e o responsável por cada uma das atividades. Por exemplo:

• Primeira etapa: reunião com o cliente
  • Segunda etapa: entrega do layout
  • Terceira etapa: desenvolvimento
  • Quarta etapa: o cliente dá o ok e começa o projeto arquitetônico
  • Quinta etapa: reunião...

Club Arqexpress

Ao lado desse processo você coloca quanto tempo você demorou para fazer cada uma das etapas. Somente assim você vai saber como cobrar pelo seu trabalho!

Se você quer aprender mais sobre como organizar cada uma das etapas que você entrega para aplicar dentro do seu escritório eu te sugiro o Curso Aprenda a Fazer Consultoria Online, onde eu vou te ensinar como funciona a consultoria e como a ArqExpress organiza as etapas deste serviço para que você tenha um rendimento maior, seja de forma autônoma ou no seu escritório!