Um estilo que mistura o antigo e o moderno, valoriza texturas como o concreto e o tijolinho aparente, a iluminação natural, a madeira, o couro, o metal, as cores neutras e as peças retas.
A decoração industrial está ganhando cada vez mais o coração dos nossos clientes, mas na hora de elaborar o seu projeto não é preciso usar todos esses elementos no mesmo ambiente para trazer um ar urbano e completamente novo!
Hoje eu vou te dar quatro dicas para uma decoração no estilo industrial. Vamos lá?
Cores
Marcado pela escolha de cores neutras e sóbrias em sua composição, como o preto, o cinza, o branco e o marrom, o estilo industrial pode, e deve, ganhar cores vibrantes para que o ambiente tenha ainda mais personalidade!
Onde incluir? Aposte nos detalhes, aqueles que eu sempre te falo que que o teu cliente pode trocar facilmente quando enjoar, como o tapete, os quadros, as almofadas ou a manta do sofá. Plantas e vasos também ajudam a trazer equilíbrio para esse estilo de decoração.
Aposte na iluminação
Luz muda tudo, você já sabe! E quando falamos em estilo industrial a iluminação é um dos principais elementos da decoração!
Cortinas leves, que deixem a luz natural invadir o ambiente, um trilho eletrificado no lugar daquela luminária básica, tubulação aparente, pendentes e luminárias de piso (para trazer aconchego um canto de leitura, por exemplo) vão garantir todo o charme do espaço.
Revestimentos
Tijolinho aparente e cimento queimado são praticamente uma marca registrada do estilo industrial!
Dá para usar os dois no mesmo ambiente? Claro que dá!
Se for uma sala, por exemplo, dá para aplicar o tijolinho na parede do sofá e para as paredes restantes o cimento queimado (que hoje pode ser encontrado em forma de textura, com efeito muito parecido com o original).
Móveis em madeira e ferro
Uma estante para livros de ferro com detalhes em madeira (ou o contrário), um rack, um aparador, uma cômoda ou uma bonita cabeceira...
Investir em um móvel mais rústico pode garantir toda a personalidade para o ambiente.
O que você olha quando entra em um ambiente? Como profissionais, temos a tendência de olhar a cor da parede, os móveis, os itens de decoração.
Decorar tem a ver com unidade, conjunto, proporção e composição!
Foi por isso que eu desenvolvi o Guia de Decoração, porque além de aprender sobre conceitos como proporção, equilíbrio, percepção & harmonia, percepção visual, aplicação de cores, você também deve aprender sobre o processo criativo, programa de necessidades, materialidade, layout, iluminação, como organizar, como transformar!
Beijos e até depois,
Rê