Morar em um lar alugado não pode ser uma limitação na hora de decorar! Mas Como transformar uma casa alugada sem gastar muito?
Com um pouco de criatividade, boas referências e escolhas inteligentes dá para transformar aquele lugar sem graça e sem personalidade num espaço aconchegante e com a cara do nosso cliente, sem necessariamente gastar uma fortuna e sem mexer na estrutura do imóvel.
O segredo é investir naquilo que pode ser facilmente modificado e nos elementos que, caso o teu cliente se mude, consiga levar com ele.
Mais cor nas paredes
As cores têm o poder de mudar completamente o ambiente, deixando lindo e muito diferente! Que tal incluir mais cores para transformar tudo? Converse com o seu cliente e tente entender que sentimentos ele deseja que o ambiente transmita.
Pergunte se ele tem uma cor favorita e indique como ele pode utilizar essa cor no espaço. Apesar dos contratos de aluguel exigirem que o locatário entregue o imóvel com a cor original, a pintura de parede é recurso fácil, barato e que faz a diferença na decoração!
Mudou a cor das paredes? Mude as tomadas também!
Quem disse que é preciso conviver com aquelas tomadas velhas e que não combinam em nada com o ambiente?
Optar por um modelo mais moderno e da mesma cor escolhida para a parede pode deixar a decoração ainda mais bonita!
Se o teu cliente está resistente a este tipo de mudança em função do preço, diga para ele que guarde os originais, desta forma ele pode reinstalar as peças na devolução do imóvel e levar para a nova morada. A mesma dica vale para chuveiros, maçanetas, torneiras...
Troque o piso
O piso está feio, mas você não quer fazer aquele quebra-quebra e nem gastar demais em um imóvel que não é seu? O laminado é uma excelente opção! Ele combina com qualquer estilo de decoração, promove uma sensação de aconchego no ambiente e, por ser um piso de encaixe, caso o seu cliente venha a se mudar, basta retirar com cuidado e levar para o novo lar!
Luz muda tudo!
A iluminação bem-feita muda completamente a sensação de um ambiente! Para dar aconchego e deixar o espaço ainda mais convidativo, uma luminária ou um trilho eletrificado são opções incríveis!
Neste caso vale a mesma dica de quando falamos sobre as tomadas. Oriente o seu cliente a guardar os originais para reinstalar em caso de mudança.
Para este tipo de item de decoração você não precisar sugerir que o seu cliente compre um móvel caro para que a transformação aconteça!
Seu papel é dizer a ele qual elemento vale a pena INVESTIR um valor mais alto, quais devem ser super duráveis, em qual fornecedor ele pode confiar, assim como informar onde ele não precisa investir muito, principalmente no caso de um imóvel alugado, onde a resistência ao gasto se torna maior.
Se você também gosta de DECORAÇÃO, mas nunca parou para estudar muito sobre, sugiro que você faça o meu curso Intensivo de Decoração, com tudo aquilo que eu acredito ser ESSENCIAL para uma arquiteta/o, um decoradora/o, designer saber!
Beijos e até depois,
Rê.