Crie uma legenda

O sonho de todo arquiteto é atender vários clientes por mês, certo?

Mas como você faz para organizar e encontrar rapidamente as informações sobre um cliente ou sobre um projeto em específico quando atende várias pessoas? Crie uma nomenclatura!

A minha sugestão é, em primeiro lugar colocar o número do projeto, em seguida o mês e o ano. Caso queira você pode incluir mais detalhes, como as iniciais do nome, se o projeto é de um apartamento ou casa.

Um detalhe importante que não pode faltar é o ambiente que você está fazendo e a metragem dele!

Isso porque a área é muito importante para o valor final do orçamento e para que a gente consiga entender o valor final do metro quadrado do nosso projeto.

*Coloque na legenda o número do cliente, as iniciais do nome dele, o mês e o ano em que o projeto foi fechado. 

Direto ao ponto!

Depois que o cliente nos contrata a gente faz uma visita, a medição do lugar e junto disso tiramos fotos. Esse levantamento fotográfico serve para você fazer aquele comparativo “antes e depois” de algum ângulo específico, para tirar dúvidas, para consultar algum detalhe (além disso ele te ajuda a não ter retrabalho).

Outro ponto importante quando a gente está falando de um projeto é fazer um apanhado de referências para ajuda a encurtar o nosso caminho! Isso porque, mesmo que a gente pergunte qual o estilo que o cliente gosta, muitas vezes ele não sabe explicar (na maioria das vezes ele nunca teve contato com uma arquiteta ou um projeto de arquitetura).

Quando você mostra vários projetos prontos, de diferentes ambientes, consegue entender as preferências dele, encurtando o seu trabalho e principalmente evitando revisões.

A importância do levantamento

Durante a fase do levantamento a gente passa a questionar alguns pontos que precisamos levar para a primeira reunião.

No exemplo abaixo as nossas questões foram se o cliente desejava integrar a sacada, se ele queria tirar o forro de madeira que está com cupim, se ele queria fazer alguma modificação na lavanderia, que é muito pequena e não abre a porta da máquina de lavar...

Nesta fase é muito importante pensar no projeto e na sua funcionalidade, para que, quando a reunião com o cliente acontecer, ela seja o mais eficiente possível, sanando todas as dúvidas!

Para mim, o levantamento e a reunião de briefing são os pontos mais importantes de todo o projeto. Se tiver algum erro no projeto, muito provavelmente o levantamento foi malfeito! Se algo foi esquecido, provavelmente não foi visto no levantamento.

Por mais que você goste de projetar, de dar ideias e de mostrar criatividade, essa parte de investigação, de levantamento e escolhas são fundamentais para qualquer projeto e também para a apresentação.

Tenha uma ata de reunião!

Quando você tem um projeto executivo (ou um projeto maior) é essencial levar uma ata para a reunião!

Ela pode ser preenchida manualmente (ou no computador) e serve para que todos os pontos sejam levantados e alinhados. Desta forma você não corre o risco de o cliente falar que não disse ou que não pediu determinado item (isso porque na ata você vai ter tudo descrito).

Se você quer uma dica para melhorar a performance e a qualidade da relação com o cliente, anote tudo o que ele fala na ata!

No final da reunião você repassa todos os pontos para que depois ele não fique com a impressão de que pediu uma coisa que não foi atendida. Quando você tem tudo registrado, fica muito mais fácil de organizar!

Uma boa apresentação é essencial para o projeto! Quanto mais clara ela for, mais o seu cliente vai entender e maior será a sua chance de sucesso!

Agora que eu sei que você vai aplicar todas as dicas de hoje na sua rotina, deixa eu te fazer uma pergunta: você faz orçamentos para os seus projetos?

Não? Então eu vou te ajudar com isso! Eu decidi compartilhar todos os meus segredos sobre como orçar, como montar um orçamento e o que é necessário contabilizar em cada uma das etapas no Curso "Como Fazer Orçamento de Projeto". O conteúdo está incrível!

Beijos e até depois,

Rê.