Eu já te falei que o diferencial de um profissional que faz projetos de cozinha e banheiro é muito grande, né?
E para começar a nossa Dica do Dia de hoje, vamos relembrar o conceito mais importante de todos: a equação de ouro da ArqExpress!
Isso quer dizer que, quando a gente consegue entender um projeto por essa equação, pensamos que ele deve ser prático no dia a dia (funcional), bonito e que ele tem que caber no bolso do nosso cliente!
Não adianta querer dar uma solução linda e maravilhosa, mas que o cliente não vai conseguir pagar!
A importância do orçamento já começa no checklist, isso porque se a pessoa não quer gastar muito, não tem como oferecer itens incríveis, mas que não cabem no valor proposto, como um porcelanato que imita pedra, por exemplo.
Quando estamos falando sobre um projeto de banheiro a primeira coisa que temos que pensar é no fluxo do projeto, que inclui a planta baixa, todas as informações colhidas na fase do levantamento, a análise de viabilidade (que é quando entendemos o que dá e o que não dá para fazer) e somente então partir para o layout e a materialidade!
E essa dica sobre o fluxo não vale somente para banheiros! Não importa qual o ambiente que você vai fazer, esse fluxo é tão importante que está presente em todos os nossos guias! Quando fazemos um levantamento arquitetônico, temos que olhar para todos os pontos importantes: iluminação, elétrica, hidráulica, estrutura das paredes...
Além disso é sempre bom fazer um registro fotográfico do ambiente para o qual você foi contratado! Tudo o que você puder meça em planta e levante em vista! Além disso, faça registro em foto, para te ajudar a ganhar tempo e não ter retrabalho (se algum dia você tiver dúvida, basta voltar para o levantamento e para o registro fotográfico).
Como fazer um checklist de banheiro?
Em primeiro lugar a gente tem que entender a estrutura do banheiro e avaliar as três grandes dimensões desse ambiente:
Piso, parede e teto!
Depois disso, nós vamos dividir o banheiro em três áreas:
O primeiro ponto que a gente tem que ter atenção é quanto ao sistema construtivo, que é saber COMO esse banheiro foi construído: com bloco, alvenaria, alvenaria estrutural, gesso...
E por que isso é importante? Imagine que o seu cliente peça para você fazer um nicho. Antes de executar a gente tem que entender qual é a estrutura que vamos trabalhar.
Isso serve também para a gente saber se dá para prender ou suspender um armário naquele espaço.
Depois de entender o sistema construtivo podemos dar os próximos passos, pois vamos saber a profundidade e espessura da parede (para fazer o nicho, por exemplo, é preciso ter uma alvenaria com uma espessura que permita quebrar a parede sem afetá-la).
Área da bancada
Esta área reúne alguns dos elementos principais do banheiro, como o tampo, a pedra (granito, mármore, porcelanato), a cuba, os metais, espelho e mobiliários (armários superiores e inferiores, prateleiras, tudo depende do projeto).
Área da bacia
Espaço onde será instalado o vaso sanitário de acordo com a escolha do modelo (convencional com válvula de descarga, vaso com caixa acoplada, vaso com sistema a vácuo). Vai depender das dimensões do banheiro e do tipo de instalação existente.
Área do chuveiro
Este é o espaço destinado ao relaxamento! Por isso mesmo é preciso ter muita atenção nesta área!
Qual chuveiro será utilizado? De parede (quando a tubulação hidráulica já está embutida) ou de teto (este precisa de uma rede hidráulica específica)?
E qual o tipo de box? De vidro, articulado, espelhado, até o teto, box comum?
Quer saber mais sobre banheiros?
No Guia de Banheiros você vai encontrar tudo o que precisa saber para projetar esse ambiente para ser funcional, bonito e ainda cuidar para não dar problema durante a obra!
Beijos e até depois,
Rê