Quantas vezes você já ouviu um arquiteto dizer que uma das maiores dificuldades é não ter segurança na hora de apresentar um projeto?

Conseguir atender o briefing e as expectativas do cliente, se adequar ao budget de acordo com o estilo / tipo de projeto que ele deseja e saber deixar nosso gosto pessoal de lado é o primeiro passo!

Quer saber o que mais você pode fazer? Na Dica do Dia de hoje vou te contar cinco erros que você deve evitar na sua apresentação!

Esquecer de simplificar o conceito

Não simplificar o conceito na hora de apresentar pode acabar confundindo os clientes!

Tente humanizar o projeto, colocando setas e referências, desta forma fica mais fácil conseguir que ele enxergue a ideia da mesma forma que você (nessas horas as imagens podem te ajudar muito!).

Falta de clareza nas imagens

Não apresentar imagens com boa resolução e claras, com bons ângulos e que demonstrem bem as soluções podem ser um problema!

A falta de qualidade na apresentação pode prejudicar (e muito) a forma como os clientes enxergam o projeto.

Apresentar as soluções e esquecer de explicar as razões das escolhas

Em uma apresentação é preciso ter lógica de pensamento! Explique as razões das escolhas para depois dar as soluções!

Se você apresentar somente a solução vai ficar muito fácil para o cliente rebater, dizendo que não gostou ou que não imaginou assim!

Quando cada coisa tem uma razão de ser, tudo faz muito mais sentido!

Ter medo de não saber como conduzir a reunião

Conduzir a reunião de forma clara é essencial, por isso ter uma apresentação organizada é muito importante!

Sugira os materiais, explique o layout e, principalmente, mostre que o resultado é coerente com o conceito inicial!

Errar a ordem de apresentação

Durante a conversa inicial, com certeza o seu cliente contou quais eram as suas prioridades! É nesta hora você consegue perceber qual o lado mais sensível dele e o que pode causar mais impacto!

Experimente usar a ordem de importância que ele te deu para apresentar as soluções que você encontrou e explique o porquê.

Se é um apartamento novo, sem uma dor específica, tente apresentar desde a porta de entrada, fazendo um passeio por todos os espaços!

Ouça o seu cliente, entenda o que ele precisa e quais são as “dores” dele! Pode ter certeza de que se você souber ser um bom ouvinte o seu trabalho vai ser muito mais fácil!

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Beijos e até depois,