Sabe aquela frase que a gente cansa de escutar? Ah, é só um projetinho! Nem vai te dar trabalho! Me dá só uma ideia de como posso fazer...
Não, nunca é só um projetinho! O trabalho de um arquiteto / designer de interiores demanda horas e horas de dedicação para entender as necessidades do cliente e buscar o melhor custo-benefício, de acordo com as expectativas e com o orçamento para chegar ao projeto dos sonhos!
E quer saber? Dispensar a ajuda profissional pode ser um dos maiores erros se a intenção é economizar!
Aí você me pergunta:
- Como assim, Renata?
Por causa do nosso conhecimento técnico! Ele é o responsável por evitar erros de execução, desperdício de material, retrabalho e por cuidar do gerenciamento da obra!
O nosso trabalho inclui pensar em cada detalhe, desde a escolha da argamassa, a melhor paginação do revestimento, ergonomia, a parte funcional do piso (se ele é escorregadio, se é durável), detalhamento da marcenaria e o layout que melhor vai atender aquela família...
Além disso, como o arquiteto participa de todas as etapas de planejamento, ele consegue prever o tempo que vai durar a obra e também os gastos para a sua execução.
O “faça você mesmo” funciona para pequenas intervenções no ambiente, como trocar a cor das paredes, pendurar quadros ou mudar uma luminária.
Mas quando falamos em transformar um espaço é preciso pensar nas consequências que a falta de um profissional especializado pode trazer, como acabar com um encanamento mal planejado, número de tomadas insuficientes, peças sanitárias mau posicionadas, sobra de material (sinônimo de dinheiro jogado fora) entre outras milhares de possibilidades!
Quando a pessoa não é da área o gerenciamento de uma obra quase sempre se transforma em transtorno!
E para que o cliente entenda a importância do nosso trabalho é fundamental criar um relacionamento, uma cadeia onde todos saibam o que você está fazendo (comece com os amigos, a família), assim sempre vão lembrar de te indicar!
O crescimento mais fácil e mais firme é aquele que vamos construindo dia a dia! O melhor cliente é aquele que volta! E o melhor novo cliente é aquele que foi indicado por um cliente bem atendido!
Quer saber mais sobre empreendedorismo? No meu curso Gestão para Escritório - ArqExpress PRO eu te conto muito mais sobre esse assunto!
Beijos e até depois,
Rê.