Hoje eu vou te dar uma dica incrível para trazer o aconchego para o lar: aposte nas plantas!!!!

Isso mesmo! Incorporar o verde como parte da decoração, acrescentando plantas e flores aos ambientes, traz cor, alegria e uma sensação de bem-estar imediato!

Isso porque as plantas ajudam a manter os espaços mais úmidos, baixando a temperatura dos ambientes, purificando, oxigenando e umidificando o ar.

Para quem pretende aderir ao verde na decoração da casa a minha dica é: pesquise qual espécie se encaixa melhor ao estilo de vida do seu cliente e do espaço que vai receber esse toque de natureza (pense se o morador gosta ou tem tempo para cuidar delas, se a espécie precisa de sombra ou de luz do sol e se ela se adapta ao local escolhido).

Algumas plantas que podem ajudar a deixar seu ambiente mais fresquinho são o lírio da paz, a espada de São Jorge e a samambaia.

E como acomodar?

Os vasos podem ser ótimas escolhas, pela diversidade de tamanhos, modelos, cores e texturas. Você pode incluir um vaso grande, se o cômodo for amplo, ou acrescentar um menorzinho, pendente, em cima do móvel, como destaque.

Se o problema é a falta de espaço para receber vasos, a parede verde, ou jardim vertical, além de uma opção linda, também garante conforto térmico, redução de ruídos externos e da poluição.

Algumas das espécies que eu indico para este tipo de jardim são:

  • Jiboia (é de fácil manutenção);
  • Barba-de-serpente (ela se adapta a diversos tipos de ambientes);
  • Lambari-roxo (ele é bem denso, ótimo para preencher os espaços).

Aí você me diz:

- Renata, eu acho lindo, mas não sei, não quero ou não gosto de cuidar! Isso quer dizer que eu não posso ter plantas, então?

Sim! Você pode!

Basta fazer um jardim vertical preservado, que não necessita de rega, poda ou manutenção. Isso porque as plantas preservadas passam por um processo de corte, desidratação, preservação, tingimento e montagem, deixando o aspecto dela supernatural.

Gostou da dica de hoje? Quer aprender mais? Então eu sugiro que você faça o meu curso Intensivo de Decoração, lá eu te conto tudo aquilo que eu acredito ser ESSENCIAL para uma arquiteta/o, um decoradora/o, designer saber!

Beijos e até depois,

Rê.