Sabe aquele pequeno detalhe que muitas vezes passa despercebido? É justamente ele pode se tornar o grande vilão do seu projeto! O erro na escolha do puxador de uma cozinha pequena, por exemplo, pode render um machucado a cada esbarrão, por conta do espaço reduzido para a circulação do ambiente!
Imaginou o quanto uma situação como essa pode incomodar no dia a dia?
Não? Então confere o texto de hoje, onde eu vou te contar alguns dos errinhos que a gente precisa cuidar para não que não virem uma dor de cabeça para os moradores!
Na cozinha
- Se você não quiser revestir toda a parede da cozinha, use um frontão de pedra para proteger o encontro da pedra com a parede contra infiltrações (e para não deixar a água cair atrás dos móveis).
- A cuba deve ocupar 1/3 da bancada! Imagine uma cuba pequena onde só cabe uma panela! Vai te causar um baita problema depois!
- Na cozinha, em áreas de trabalho, não se encosta os armários no chão. É preciso prever o recuo no sóculo para uma boa acessibilidade e para o uso confortável da bancada (e também para evitar dores nas costas)!
- Cuidado com o puxador que você escolhe para uma cozinha pequena! Com pouco espaço para circular é muito fácil de esbarrar neles e se machucar! Na minha opinião, os melhores tipos de puxadores para a cozinha são o tech e o de cava linear 45 (esse eu acho prático).
- Se você faz questão de pedra branca, invista no Dekton! Ele é a melhor opção para a cozinha por ser resistente a calor e manchas.
Na sala
- Tapete pequeno diminui o ambiente e não marca o espaço! O tapete precisa abraçar os principais móveis do cômodo (com tamanho suficiente para que os móveis fiquem por cima dele e ainda sobre 20cm nas bordas).
- Se o ambiente é muito pequeno, encoste uma mesa na parede ou crie um canto alemão (esta opção tem como vantagem a funcionalidade e o ganho de espaço).
- Como trazer mais luminosidade para uma sala escura sem ter de usar espelhos? Paredes em tons neutros e cortina de linho clara ajudam a trazer leveza para o ambiente. Usar cor nos detalhes e melhorar a iluminação artificial ajuda a destacar a decoração e criar atmosferas diferentes.
- Qual a altura indicada para o rodapé? No máximo dos máximos 15cm! Nos meus projetos eu prefiro com altura de 7cm a 10cm.
No quarto
- Piso no quarto e porcelanato no banheiro? Não precisa de soleira para separar! Soleira se usa somente se tiver um degrau! Você fecha a porta e cuida para qual revestimento deve aparecer de cada lado.
- Quer usar cabeceira em casa de praia? Então você precisa, antes de qualquer coisa, afastar a cabeceira 5cm da parede e deixar 2cm afastado do piso para o ar circular! O compensado naval é muito resistente (e para caso usar tecido pode não ser uma boa ideia).
No banheiro
- O box até o teto vem sendo muito usado nos projetos atuais, mas é muito importante ter uma janela dentro dele para que o vapor da água tenha por onde sair! Não tem janela dentro do box e ainda assim o cliente quer o modelo até o teto? Opte por fazer sem portas, apenas com o vidro fixo de um lado.
Todo mundo sofre perrengue na obra, até mesmo uma arquiteta como eu!
A diferença é saber o que aprender com cada obstáculo que aparecer pelo caminho. No meu Diário de Obra eu vou compartilhar o dia a dia da reforma do meu novo lar!
Lá você vai acompanhar junto comigo os problemas e as soluções que vão fazer deste projeto um sucesso. Se inscreve!
Beijos e até depois,
Rê.