O sofá é o maior móvel que você vai ter na sala! Ele influencia toda a decoração, inclusive os acabamentos. E qual é o modelo que se encaixa no seu estilo, espaço e também no seu bolso?

Em primeiro lugar você precisa levar em consideração como você vai usar o seu sofá:

  • Para assistir TV?
  • Para receber?
  • Para conversar?
  • Para relaxar o corpo?

Em segundo lugar, em que ambiente você vai colocar o sofá? Sala de estar, sala de TV?

Com isso tudo em mente fica mais fácil analizar cada tipo de sofá e quais características atenderão melhor às suas expectativas.

Algumas características de cada tipo de sofá

Modelo reto: ele é mais clássico e atemporal;

Mais baixo e arredondado: despojado e informal;

Sofá com chaise tem o assento mais comprido, é ideal para a sala de TV;

Sofás reto, baixo e com chaise - ArqExpress

Sofá retrátil é aquele modelo que recolhe o assento. Ele garante mais espaço de circulação quando “fechado”, mas eu não amo;

Puff: ele pode transformar um sofá em chaise e, com uma bandeja por cima, se transforma em uma mesa de centro! Eu adoro;

Sofá modulado: além de ser um modelo versátil, ele permite que você mude a configuração da sala quando quiser e aproveite melhor o espaço;

Sofás retrátil, com puff e modulado - ArqExpress

Encostado no chão: os modelos assim são mais sólidos e mais pesados;

Pés aparentes: quando deslocado do chão o sofá não interrompe o desenho do piso e prolonga o ambiente. São mais leves e ótimos para casas pequenas, como eu falo em Dicas Para Deixar Uma Sala Pequena Super Aconchegante;

Mais profundo: é mais confortável, mas rouba espaço de circulação. Ideal para salas maiores;

Sofá mais profundo e sofá com pés aparentes - ArqExpress

Sofá com encosto mais alto: é ótimo para apoiar as costas;

Sofá mais baixo: mais moderno;

Com o braço largo: ele rouba espaço do ambiente, mas o braço serve de apoio.

Quer escolher um sofá durável? Fique atenta a:

Composição do tecido: a lona e a sarja são resistentes e uma ótima opção para quem tem pet, já o acquablock é indicado para quem tem pet, crianças pequenas e também para as áreas externas. Eu tenho este outro post onde você pode ler mais sobre tipos de tecido para sofá.

Estrutura interna: para garantir a durabilidade do móvel é recomendado que a estrutura interna do sofá seja feita de metal ou madeira maciça.

Densidade da espuma: para pessoas com altura de até 1,8m, pesando de 71 a 100kg, o padrão é utilizar espumas D-33 (33 g/cm³). Já para pessoas com mais de 100kg a espuma recomendada é a D-45 (45 g/cm³).

Gostou das dicas sobre sofás? Lembre-se que no final das contas, o melhor modelo é aquele que melhor se encaixa na sua rotina!

Quer aprender mais sobre decoração? A gente tem um curso intensivo com tudo aquilo que eu acredito ser ESSENCIAL para arquitetas, decoradoras e designers de interiores saberem!

 

E hoje eu estou disponibilizando o meu Curso Intensivo de Decoração para que você tenha ACESSO IMEDIATO e saia aplicando tudo o que aprendeu!

Clica no link e garante o seu!

QUERO FAZER O CURSO INTENSIVO DE DECORAÇÃO

Beijos e até depois,

Rê.