Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao prosseguir, você declara estar ciente dos termos descritos na nossa Política de Privacidade.

Passo a passo para o desenvolvimento do projeto

Passo a passo para o desenvolvimento do projeto

| Renata Pocztaruk

O desenvolvimento de um projeto é um processo com várias fases! E estar atenta a cada uma delas é essencial para garantir o seu sucesso na hora de encontrar a melhor forma de aproveitar cada área do ambiente.

Os primeiros passos

Vai começar a projetar? A primeira coisa que a gente tem que ter em mãos é uma planta. Caso o cliente não tenha é preciso ir até o local para fazer a medição e o levantamento.

Depois de fazer o levantamento temos que buscar referências com base nos interesses do cliente. Para isso é muito importante conversar com ele e conhecê-lo bem, entendendo as suas necessidades, saber o que ele gosta e o que ele não gosta.

Com essas informações você vai poder fazer uma miniapresentação e em seguida layout.

O cliente gostou do que viu? Aí sim a gente começa a fazer o detalhamento, a planta de demolir e construir, materializar...

Abaixo eu te conto um pouquinho mais sobre cada um desses passos:

Levantamento

Quando eu recebo a planta (seja da construtora ou do cliente), é preciso fazer um levantamento para conferir as medidas, pegar as medidas das janelas, enfim, ver todo o lugar (não esqueça das medidas intercaladas e também das medidas gerais). Meça o peitoril, as portas, a posição do ar-condicionado e confira os pontos hidráulicos.

Layout

No layout o cliente vai entender melhor as nossas ideias e as soluções apresentadas, como a distribuição dos móveis e do espaço.

Planta elétrica

Na planta elétrica a gente vai deixar marcadas todas as tomadas e voltagens. Precisa prever tudo, como tomadas adicionais para carregar celular, tomada de 25A para o secador (no caso de um banheiro), uma tomada de 20A a 25A para o ferro de passar (para a lavanderia), tomada de 3 pinos para máquina de lavar louça e lavar roupa...

Na marcação da planta elétrica a gente também já faz a compatibilização dos interruptores.

Planta hidráulica

Indicar os pontos existentes de água e esgoto, as alturas de cada ponto e a posição dos eixos (cotar os eixos)

Planta de iluminação

Nela a gente vai criar circuitos para poder ter cenas nos ambientes e indicar as luminárias que serão utilizadas.

Planta de gesso

Na legenda a gente indica a altura, a altura do piso até a parte inferior do gesso e também o tipo de gesso (acartonado, liso, se tem algum detalhe).

Planta de mobiliário

Esta é a planta final, onde a gente cria uma legenda e indica todos os móveis que vão compor o espaço.

Detalhamento

Nessa fase entra toda a parte de especificação para viabilizar a execução do projeto.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então se inscreve na Super Aula gratuita, sobre Detalhamento de Projeto que vai acontecer em 12/04! Nela você vai aprender quais os materiais que precisamos liberar para obra, o que fazer e o que não fazer e quais as etapas de um projeto detalhado!

Beijos e até depois,
Rê.

Deixe um comentário