Essa semana, durante a Super Aula, recebi muitas perguntas sobre junta seca, principalmente se é indicado usar esse recurso em banheiros e cozinhas. Eu gosto de junta seca, mas a gente precisa cuidar onde aplicar esse sistema de assentamento!

Indicaria o uso no caso de uma bancada, onde a junta seca será bem-vinda porque ali você vai ter uma estrutura modular, rígida e homogênea, mas que vai fazer parte de um elemento (o mesmo que se fôssemos fazer um painel decorativo, como o de uma TV).

Quando falamos em assentamento com junta seca existem uma série de contratempos que podem ser bem desfavoráveis, o principal deles é expor o produto a um grande nível de movimentação estrutural da residência.

Aí você me diz:

- Renata, mas o porcelanato não sofre com a alteração térmica!

Vamos usar como exemplo um dia que apresenta uma inversão térmica importante. Neste caso o porcelanato em si não vai sofrer, mas a tua casa e os outros elementos construtivos, como o aço e o bloco, tudo vai movimentar com a troca de temperatura.

Se você não tiver um espaço para que essas peças possam se movimentar, aceitando toda essa tensão que será gerada, vai expor a peça a um nível de exigência mecânica muito alto, podendo causar descolamentos ou trincas...

Outro fator muito importante é que, à medida em que trabalhamos com peças de grandes formatos e mais finas, elas passam a ser muito mais flexíveis.

E trabalhar com a junta seca te inibe, ou te impede, de usar o nivelador de piso, que é uma solução de tecnologia de arquitetura muito legal para garantir a instalação da placa sem deixar dente ou algum tipo de ressalto entre uma peça e outra.

E qual o problema de não usar? Sem o auxílio dessa solução na instalação é quase impossível garantir que estas peças (grandes e flexíveis) fiquem 100% niveladas.

Mais dicas rápidas sobre o porcelanato

  • Prefira usar o porcelanato acetinado! O porcelanato polido reflete a iluminação e seu piso vai ficar cheio de pontos de luz.
  • Usar o mesmo revestimento pela casa toda, inclusive subindo pelas paredes, é uma ótima forma de economizar (e de evitar perdas).

E a minha última dica de hoje é para você que quer ser um profissional diferenciado! 

O meu Curso de Projeto Executivo (Módulos 001 & 002) traz um material essencial para você entender todo o processo antes de iniciar a obra, evitando problemas com a execução dos seus projetos!

Beijos e até depois,

Rê.