Vamos falar sobre piso térmico e como ele funciona? O piso aquecido, ou piso térmico, é um sistema de aquecimento elétrico que pode aquecer qualquer ambiente da casa individualmente.

Cabos calefatores são instalados sob o revestimento e, com isso, o calor é propagado a partir do chão. Este tipo de piso é ótimo para regiões onde faz mais frio no inverno, como aqui no sul.

Isso porque ele deixa o ambiente muito mais confortável. Vamos ver como eles são instalados?  

A instalação acontece sobre o piso bruto, o contrapiso inicial:

 

Será necessário fazer uma conexão elétrica dos cabos, ligando eles a uma caixa elétrica. Por isso, será necessário instalar dutos de passagem 3x3 e uma caixa de tomada: 

É necessário também fazer um isolamento térmico de 1,5cm a 3 cm. Precisamos prever, para essa instalação, uma altura de pelo menos 5cm.

Depois dessa parte civil pronta será necessário chamar uma empresa para fazer a instalação do cabo calefator, levando este cabo através dos dutos criados pela parede até o termostato elétrico.

MUITO IMPORTANTE: o ponto de alimentação precisa ser 220v!

 Depois da instalação terminada é instalado o termostato.

Somente então pode ser feito o fechamento com o piso! A temperatura será medida através de um sensor, que também será instalado. Ah, e qualquer atrito que venha a romper o cabo calefator pode comprometer o aquecimento do ambiente inteiro!

Por isso, muito cuidado com a instalação dos pisos, box, pedras e etc! Qualquer furação pode comprometer o funcionamento dele e você terá de quebrar tudo para conseguir consertar!

Nessa foto, você pode ver a manta de proteção e os cabos calefatores (em laranja). 

E ai, gostou da dica de hoje?

Uma das coisas que eu mais gosto nesse tipo de piso, além dele distribuir o calor uniformemente, é que ele mantém a temperatura agradável (mesmo no frio), garante conforto da cabeça aos pés, não interfere na decoração e melhora muito a qualidade de vida dos moradores!

Beijos e até depois,