Quando a gente começa a estudar sobre a iluminação de um ambiente, existem alguns termos técnicos que a gente vai encontrar nesse 'universo'!

Por isso é muito importante entender o significado desses conceitos, para aplicar tudo isso da melhor forma em nossos projetos. 

Potência

É a quantidade de energia consumida pela lâmpada!

Ela influencia diretamente na questão econômica na hora da escolha. Mas fique de olho: maior potência não significa que ela ilumina mais! Isso porque a unidade de medida é o Watt (W). 

Fluxo Luminoso

É a quantidade de luz emitida por uma lâmpada em todas as direções. Sua unidade de medida é Lúmens (lm). 

O Lúmen é a quantidade de luz emitida por uma lâmpada em todas as direções e representa o quanto uma lâmpada ilumina um ambiente: quanto maior esse número, mais luz a lâmpada emite!

o Watt, que também é conhecido como potência, está relacionado ao consumo de energia. Portanto, ele não representa a emissão de luz. Apesar de serem características separadas, elas andam juntas quando o assunto é iluminação.

Uma boa lâmpada vai iluminar bem, consumindo pouca energia! Ela terá um fluxo luminoso superior e menor potência. 

Iluminância

A Iluminância faz parte desses conceitos fundamentais que a gente deve entender o significado para começar a fazer um projeto de iluminação. 

Ela é a incidência de luz sobre uma superfície e sua medida é em lux (lx). 

A tabela da ABNT, conforme mostramos abaixo, traz as informações para o cálculo da quantidade de luz ideal por ambiente (usamos essa tabela para ter essas informações e para podermos calcular a quantidade de luz).

Mas lembre-se: usem os valores como base, ok? Não é uma regra, apenas uma forma de orientação.  

Você pode observar que alguns ambientes, como os escritórios, por exemplo, precisam de uma iluminação mais intensa e estimulante.

Já em um dormitório preferimos que a iluminação seja mais acolhedora e suave. Por isso a quantidade de lux indicada para cada ambiente é diferente! 

Na imagem abaixo você pode entender melhor a diferença entre Iluminância, Fluxo Luminoso e Intensidade Luminosa:

Quer aprender mais sobre esse assunto?

Você pode aprofundar mais os seus conhecimentos sobre iluminação com o nosso e-book do Guia de Iluminação!

Nele eu vou te ensinar a criar cenas, causar sensações e destacar elementos com a luz ideal de forma prática!

Beijos e até depois,

Rê.