Iluminância, Potência, Fluxo Luminoso, Watt o que significam?

Quando a gente começa a estudar sobre a iluminação de um ambiente, existem alguns termos técnicos que a gente vai encontrar nesse 'universo'. Então a gente deve entender o significado desses conceitos para aplicar tudo isso da melhor forma, ao nosso projeto. 

 

Potência é a quantidade de energia consumida pela lâmpada. Influencia diretamente na questão econômica, na hora da escolha da lâmpada. Maior potência não significa que ilumina mais. A unidade de medida é Watt (W). 

 

Fluxo Luminoso é a quantidade de luz emitida por uma lâmpada em todas as direções. Sua unidade de medida é Lúmens (lm). 

 

O Lúmen é a quantidade de luz emitida por uma lâmpada em todas as direções e representa o quanto uma lâmpada ilumina um ambiente: quanto maior esse número, mais luz a lâmpada emite.

 

o Watt, que também é conhecido como potência, está relacionado ao consumo de energia. Portanto, não representa a emissão de luz. Apesar de serem características separadas, elas andam juntas quando o assunto é iluminação.

 

Uma boa lâmpada irá iluminar bem consumindo pouca energia! Ela terá um fluxo luminoso superior e menor potência. 

 

A Iluminância faz parte desses conceitos fundamentais que a gente deve entender o significado, para começar a fazer um projeto de iluminação. Iluminância é a incidência de luz sobre uma superfície e ela é medida em lux (lx). 

 

A tabela da ABNT, como mostra abaixo, traz as informações para cálculo de quantidade de luz ideal por ambiente. Usamos essa tabela, para ter essas informações e poder fazer um cálculo de quantidade de luz. Mas lembre-se: usem os valores como base, ok? Não é uma regra e sim uma forma de orientação. 

 

 

 

Você pode observar que em alguns ambientes como escritórios, precisam de uma iluminação mais intensa e estimulante.  Enquanto no quarto pode ser mais acolhedora e suave. Por isso a quantidade de lux indicada para cada ambiente é diferente. 

 

Nessa imagem abaixo você pode entender melhor a diferença entre Iluminância, Fluxo Luminoso e Intensidade Luminosa. 

 

 

 

 

Quer aprender mais sobre esse assunto?! Fica de olho aqui no blog que vem muito mais conteúdo por aqui. Você pode também se aprofundar mais sobre iluminação, com o nosso E-book do Guia de Iluminação. Ou ainda aprender sobre iluminação, + de 200 tipos de detalhamentos, decoração, projeto de cozinha, projeto arquitetônico e muito mais no nosso combo de 8 E-books. Clica aqui e já começa a tua maratona de E-books agora!! 

 

 

Beijos e até depois!

Deixe um comentário