Quando falamos de especificação técnica em um projeto, precisamos criar um checklist com todas as informações sobre o produto, incluindo as medidas, a ventilação, o tamanho do nicho que vamos precisar para embutir, a amperagem (voltagem) da tomada, a altura dela.
Isso tudo para não correr o risco de criar um grande problema para você e para o seu cliente! Quer um exemplo?
Quando falamos em escolher uma geladeira side by side a primeira coisa que temos que ter cuidado é com a questão da abertura das portas (não tem como encostá-la na parede, a porta não vai abrir)!
Em alguns modelos também precisamos prever um ponto de água para a saída de água e gelo. Se na hora do projeto não for previsto esse ponto, a geladeira não vai funcionar
Entendeu a importância de ter um checklist específico para os aparelhos? Ele vai servir para facilitar o processo como uma forma da gente não esquecer nenhum detalhe!
Vou te dar mais um exemplo que costuma dar muito problema quando não fazemos o checklist específico: imagine que o seu cliente quer instalar um ar-condicionado...
Não basta somente comprar o aparelho! É preciso prever a tomada, o dreno, a altura da tomada para ela não ficar aparecendo, a posição do dreno para não ficar aparecendo, a posição da máquina na parede, a distância que ela vai ficar do teto.
Além disso, todas essas máquinas precisam de manutenção e, para a gente instalar, colocar e tirar, precisamos deixar uma folga entre a máquina e o teto para conseguir fazer esse movimento.
Quanto melhor a especificação, menor a quantidade de problemas que nós profissionais teremos depois.
E como fazer para não errar? Crie um fluxograma de etapas, dessa forma, sempre que a gente for escolher um equipamento, teremos uma ordem a seguir:
- Briefing;
- Levantamento;
- Entender qual é o equipamento.
Aí você me pergunta:
- Renata, como assim entender qual é o equipamento?
É alinhar o briefing à necessidade do cliente, para depois escolher o equipamento ideal!
No caso de um ar-condicionado, temos que entender o tamanho do ambiente para saber quantos BTUs serão necessários.
Se é um equipamento de cozinha, entender qual é o espaço e quantas pessoas vão utilizar para definir o melhor tamanho (ex: uma geladeira side by side, french door).
Se é uma máquina de lavar, se vai ser lava e seca, se vai ser só máquina de lavar, se a necessidade é de maior ou menor capacidade (se para mais ou menos quilos).
Somente depois disso a gente pensa no layout! É muito importante entender que, durante o processo decisório, primeiro a gente define a necessidade, depois define o equipamento!
No fim do dia o nosso trabalho é levar as melhores soluções para facilitar a vida do nosso cliente! Gostou das dicas de hoje?
No próximo post vou te dar algumas dicas para te ajudar na escolha dos eletrodomésticos.
Beijos e até depois,
Rê.