Eu já contei uma vez aqui na Dica do Dia que, na faculdade, muitas vezes a gente acaba não dando muita importância para algumas cadeiras, seja porque a gente não se identifica ou mesmo porque não gosta da disciplina naquele momento.

Ao mesmo tempo, existem tantos outros assuntos que vão fazer falta depois que pegamos o diploma na nossa vida profissional! Quer um exemplo? Eu não aprendi a detalhar marcenaria na graduação, e você?

Tudo bem que isso é um assunto que hoje eu domino, mas, antes de me tornar uma expert em detalhamento, eu passei muita dificuldade na profissão por conta disso!

E o problema não era somente a falta de conhecimento, mas a falta de técnica e de repertório, que geravam ainda mais insegurança para desenvolver mais projetos em menos tempo, gerando baixa retenção de clientes e um retorno financeiro bem menor do que eu havia sonhado!

A experiência me mostrou que é possível evitar todos esses perrengues da profissão de uma forma simples: oferecendo aquilo que eu não tive, democratizando a arquitetura e o acesso a modelos prontos, ensinando o passo a passo que a faculdade não ensina através de técnicas aplicáveis a qualquer projeto!

Entendeu por que eu gosto tanto de dividir com vocês tudo o que eu aprendi? É para você não ter de passar por tudo o que eu passei! Sabe aquela frase “quem divide, multiplica”? É assim que eu penso! Eu quero simplificar a arquitetura e ver mais profissionais levando o bem-estar para as pessoas!

Prova disso é que quando eu me sentei para escrever o guia de marcenaria, passei dias tentando me lembrar de todos os truques que aprendi nos meus anos de profissão e deixei tudo explicadinho, colocando em cada página da mesma forma como eu faço nos meus projetos, onde falo sobre a importância de considerar os fatores ergonômicos da família que me contratou, ter atenção com a funcionalidade e qualidade do móvel, indicar o melhor tipo de puxador para cada caso...

E desta mesma forma eu fiz com o meu guia de cozinha, com o guia de banheiro (esse eu comecei a escrever por causa da história clássica de ter furado um cano com a obra pronta), e com todos os outros que escrevi e dos muitos que ainda vou escrever!

Quando a gente sabe como executar, seja um detalhamento, seja um projeto de iluminação (outro assunto que eu amo) e conhece os atalhos para um bom resultado, nos tornamos mais produtivas, ganhamos em economia de tempo e, consequentemente, com a satisfação do nosso cliente!

E você, gosta de dividir conhecimentos? Também é a favor de democratizar a arquitetura? 

E antes de ir embora eu tenho um convite para te fazer! No dia 13/12 vamos fechar 2021 com uma Super Aula especialíssima, em parceria com a LG!

Nela eu vou te ensinar a especificar os eletrodomésticos e eletrônicos que não podem faltar nos seus projetos!

Beijos e até depois,

Rê.