Com certeza você já reparou que as casas e apartamentos estão cada vez menores. Com isso, a procura por móveis multifuncionais e ambientes integrados é cada vez maior, tudo em busca de um melhor aproveitamento dos espaços.

Se você já se viu em dúvida na hora de projetar ou organizar um ambiente compacto, salve esse texto de hoje! Pois nele eu vou te contar o meu segredo para aproveitar os espaços em ambientes pequenos!

Prateleiras e nichos

Usar as paredes de forma inteligente pode ser um grande trunfo no seu projeto, sabia?

Quando bem usados, estes itens deixam qualquer ambiente visualmente bonito, ajudam na organização de brinquedos, revistas, livros e pequenos objetos, além de não ocuparem espaço de circulação!

Use móveis multifuncionais

Sempre que possível, pense em mais de um uso para o mesmo móvel!

Por exemplo, no quarto do bebê não é preciso ter um berço, uma cômoda e um trocador!

Se o espaço é pequeno para acomodar tudo isso, dê preferência para uma peça que tenha todas estas funções (que pode ser feita em marcenaria ou comprada pronta). Desta forma você vai melhorar, e muito, a circulação no ambiente.

Aproveite o espaço sob a cama e sobre ela!

Quer ganhar mais espaço de armazenamento no quarto? Então aproveite a parede onde a cama está encostada para incluir módulos aéreos dos armários!

No exemplo abaixo temos um dormitório multifuncional com cama, mesa e um camarim. Tudo pensado nos mínimos detalhes!

Repare também nos degraus desta caminha! Eles são perfeitos para a brincadeira da criança e escondem gavetas para acomodar brinquedos, roupas e sapatos.

Use todos os cantinhos

Pense antes de deixar espaços vazios!

Sobrou um cantinho mal aproveitado? Use a sua criatividade!

Olha o exemplo da foto abaixo. Neste quarto de criança nós criamos um ambiente cheio de personalidade, aconchego, com as cores favoritas do cliente e com diversas funcionalidades, sempre pensando no bem-estar!

Acomodamos os bichos de pelúcia em nichos estratégicos, uma bancada para estudos, e uma estante superior para otimizar o espaço.

Viu como é possível aproveitar todos os espaços em ambientes pequenos?

Um projeto de decoração é o que acaba mudando visualmente todo o ambiente, traz impacto, enche os olhos!

São os detalhes que vão fazer toda a diferença, sempre!

Se você, assim como eu, ama decoração, comece hoje mesmo o Curso Intensivo de Decoração, onde eu compartilho o que aprendi nesses anos sobre materiais, cores, texturas e como combiná-los!

Beijos e até depois,

Rê.