Por onde você começa a projetar a cozinha dos sonhos? Já fiz muita obra e te digo que a funcionalidade deve estar sempre em primeiro lugar, então fique atenta!

Converse com o seu cliente e entenda como ele vai utilizar essa cozinha, se ele gosta de cozinhar, os equipamentos que já possui, o que ele precisa armazenar, quais são os hábitos da família...

Hoje eu vou dividir com você alguns detalhes simples para projetar uma cozinha funcional, mas que muitas vezes passam batido. Vamos ver?

1) Na hora de definir a pedra da bancada, escolha uma que seja resistente! Uma das melhores opções na questão custo/benefício é o granito e, se você tem dúvidas se a cor escolhida mancha ou não, use o preto São Gabriel!

2) Piso polido na cozinha? De jeito nenhum! Em contato com a água ele pode ser escorregadio, causar acidentes, por isso eu não indico! Opte por um sem brilho e, se puder, de tonalidade mais escura (para quem tem toc com sujeira é uma boa solução).

 

3) Grande parte dos aparelhos hoje têm o pino mais grosso, então, deixe uma tomada de 20A na bancada!

 

4) Fogão ao lado da geladeira nem pensar! Os fabricantes não recomendam que eles fiquem lado a lado por vários motivos, o principal deles é porque são equipamentos que trabalham de jeitos opostos: um serve para esfriar e o outro para esquentar!

 

5) A torre quente (ou torre de eletros) pode ficar ao lado da geladeira, mas ela precisa de uma lateral e uma ventilação no nicho (não esqueça de incluir tomadas na lateral ou fazer o nicho com profundidade maior que 60cm).

 

6) Deixe espaço para abrir a porta da geladeira (pelo menos 3-5cm afastado da parede)!

 

7) Fique atenta à circulação livre, com mínimo de 80cm (sendo 90cm ideal e 120cm perfeito para uma cozinha com duas bancadas)!

8) Armários brancos podem ser uma boa opção para um orçamento mais apertado!

 

9) A altura da bancada depende da estatura do usuário, quanto menor a pessoa, menor deverá ser a altura do balcão e vice-versa! Sempre se atente à ergonomia na hora de projetar e adapte as medidas ao padrão de cada situação familiar (ficar curvado ou na pontas dos pés é extremamente desconfortável para qualquer pessoa).

 

10) Aproveite aquele canto que ficaria mal utilizado para incluir uma lixeira de embutir (amo).

Gostou das dicas de hoje?

Quer aprender a detalhar uma cozinha junto comigo?

Então se inscreve agora na SUPER AULA desta segunda-feira, 16/08, às 18h! Além do acesso a um conteúdo incrível, eu tenho uma novidade incrível para você!

Beijos e até depois,

Rê.