Seu cliente quer deixar a casa com jeitinho de nova, mas o orçamento que ele tem para isso é baixo? Que tal propor algumas soluções baratas e que vão fazer toda a diferença?
Existem situações em que a gente pode dar uma “maquiada” que vai resolver (é preciso ser criativo), mas sempre tenha uma relação muito transparente com o seu cliente!
Mostre as opções mais adequadas ao budget e o benefício de cada uma delas:
Mude a cor das paredes!
Trocar a cor dos ambientes é o primeiro passo para deixar um espaço totalmente diferente! Isso porque as tintas têm um valor bem mais acessível em comparação a revestimentos como madeira, tijolinho, etc. Vai pintar? Então a minha dica é optar pela tinta fosca!
Ela disfarça as imperfeições, é mais discreta, mais chique, mais elegante e "compete" menos com outros elementos do ambiente (menos é mais)!
Sofá antigo com cara de novo
Se o budget não é suficiente para mudar o modelo do sofá, nem para reestofar, mude a cara dele fazendo uma capa!
Eu indico usar a sarja, que além de ter um ótimo custo-benefício, é um tecido muito resistente, tem um toque leve e macio (sua base é de algodão), trama bem fechada (ótimo para quem tem pet) e oferece maior durabilidade.
Opte por acabamento sintéticos nos móveis
A escolha do acabamento influencia muito no valor do projeto! E para os projetos de baixo orçamento o acabamento sintético é uma ótima opção!
O laminado melamínico (ou laminado de alta pressão) é um material resistente a manchas, umidade, altas temperaturas e riscos (ótimo para cozinhas, banheiros, quartos de criança e tampos).
Tem parede de tijolo maciço?
Então descasque! O tijolo aparente fica lindo e muda completamente o astral do ambiente! Lembre-se que esse tipo de tijolo é mais comum em construções antigas, certifique-se antes de começar a quebradeira!
Precisa aumentar o número de tomadas e interruptores? Use tubulação elétrica aparente!
Muito comum no estilo industrial, a tubulação elétrica aparente dá ao ambiente um ar moderno e descolado, evita o quebra-quebra na hora de aumentar o número de tomadas e interruptores e torna a manutenção muito mais fácil.
Abuse dos elementos decorativos!
Usar elementos decorativos, como almofadas, tapetes, mantas e quadros podem mudar COMPLETAMENTE a percepção do espaço, então abuse deles!
São produto com valores mais baixos e que podem estar mais ligados a escolhas de tendência (e quando o cliente enjoar fica muito mais fácil de trocar).
Troque o piso sem quebrar!
Se o cliente quer um piso novo (mas não quer aquela quebradeira toda para retirar o existente), considere aplicar piso sobre piso!
Para estes casos o uso de uma argamassa adequada é essencial (além de ter que nivelar as portas).
Outra alternativa é aplicar cimento queimado sobre o piso (fica lindo), usar o piso vinílico (mas para isso o piso que vai receber o vinílico tem que estar nivelado, para não dar problema com o tempo). O piso laminado também é uma ótima opção.
Quer saber mais sobre arquitetura e decoração?
Então se inscreve na Super Aula gratuita de 24/05! Esta edição será especial sobre banheiros e nela vamos tirar todas as suas dúvidas sobre esse ambiente!
Beijos e até depois,
Rê