Quando a gente vai fazer um briefing de banheiro a primeira coisa que precisamos lembrar é de pegar algumas informações básicas do cliente.

Uma pergunta MUITO importante nesta fase inicial do briefing é: quem vai usar esse banheiro?

E quando eu digo quem, quero saber se são somente adultos, se a casa tem crianças, se tem idosos, se algum deles tem necessidades especiais (lembre de informar a idade dos usuários). Tudo isso vai fazer muita diferença na descrição!

Aí vamos entrar em cada um dos itens deste banheiro.

Vamos supor que primeiro vamos pensar na questão das louças e metais, que incluem o vaso sanitário, chuveiro, ducha higiênica, misturador ou torneira, registros...

Nós precisamos ver cada ponto desses para saber se será alterado ou não. Nessa etapa a gente anota todos os itens como em um checklist. Também precisamos saber se o cliente deseja um item em específico ou se tem o sonho de um determinado modelo.

Depois disso nós vamos para o próximo ponto que são os revestimentos: o piso e a parede. O cliente pretende trocar o piso ou a parede? Deseja manter os revestimentos? Isso é sempre bom perguntar.

O próximo ponto importante é a bancada! Pergunte sempre para o seu cliente o que ele imagina de especificação (por mais que você faça alguma sugestão), que tipo de materiais ele gosta, que tipo de cuba deseja...

Em seguida você vai definir o tipo de box: se vai ser de abrir, de correr, se vai até o teto (se ele vai ser trocado ou não).

Na sequência você pode perguntar para o seu cliente sobre a iluminação. O que ele gostaria para esse banheiro? Luz quente, luz fria, luz neutra? Muita luz, pouca luz? Pretende usar o banheiro para fazer maquiagem?

É importante você também questionar no briefing a questão dos armários: o que o seu cliente precisa armazenar em cada armário? Ele usa muitos produtos na rotina de beleza e higiene diária? Quanto espaço ele precisa para isso? Precisa de armário superior e inferior?

Você pode perguntar que tipo de acabamento ele gostaria para esses armários? Sintético, de madeira, de laca...

Ele gostaria de uma espelheira? Se ele tiver alguma referência de estilo, de algum projeto que goste, também é válido.

No briefing ainda é essencial falar sobre o orçamento: quanto o seu cliente imagina gastar? Lembre-se que todas as escolhas vão partir e terão de adequar de acordo com o budget estabelecido por ele! Além disso é preciso saber a questão do prazo: em quanto tempo ele imagina que terá tudo pronto?

Quer saber mais sobre esse assunto?

Então se inscreve na Super Aula gratuita de hoje, nela eu vou falar tudo o que você precisa saber sobre banheiros, um dos ambientes mais difíceis de projetar e o que mais pode dar problema... Eu bem sei!

Beijos e até depois,