A primeira coisa, e a mais importante de todas, na hora de fazer um projeto é conhecer os conceitos básicos de iluminação, os tipos de lâmpadas, os tipos de luminárias disponíveis e saber escolher a temperatura de cor para o ambiente (quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz).

E por que temos de estar atentos a isso? Porque a luz nos traz sensação!

Lembra que eu já te falei que a luz branca acorda, a luz amarela nos dá aconchego?

As luzes frias são indicadas para ambientes em que é necessário estar mais alerta, já as luzes mais quentes, de tonalidades amareladas, dão aconchego para espaço e sensação de relaxamento.

Para quem não conhece, a luz fria é a mais azulada, a luz neutra é mais branca e a luz amarela puxa para um tom alaranjado...

Então, quando vamos fazer um projeto para área de cozinha ou banheiro a gente pode utilizar a temperatura de cor neutra.

Quando estamos fazendo um projeto para o quarto ou para a sala, que são áreas mais aconchegantes, usamos a temperatura de cor quente.

Os painéis de placas de led têm diferentes tamanhos, diferentes formas, mas o principal cuidado tem que ser em relação à temperatura de cor e a quantidade de lúmens, para entender se o ambiente vai ficar bem ou mal iluminado.

Nós encontramos placas de led de embutir e de sobrepor (as de sobrepor são usadas principalmente quando o forro não tem gesso).

Nos nossos projetos de banheiros utilizamos os painéis de led com placa neutra. Se quiser incluir algum detalhe, dentro do box nós costumamos colocar mini focos de luz para dar um charme.

Quer fazer um projeto mais simples, mais barato? Então utilize somente o painel placa de led!

Para os quartos a gente tem optado pelos trilhos externos (aí você coloca quantos spots você quiser. Nós usamos os direcionáveis).

Para quartos de casal, quando tem gesso, usamos os perfis lineares, que são embutidos, com a lâmpada AR70, que é a que eu mais gosto. Ela tem ângulo e um facho bem-marcado.

Viu como é importante entender e conhecer todas as lâmpadas na hora de fazer um projeto?

Eu já falei algumas vezes sobre a diferença de um profissional que sabe sobre iluminação e o que não sabe. Faz muita diferença, pode acreditar! 

Entender sobre iluminação muda o projeto e é mais uma opção de serviço para você oferecer.

Aprenda agora sobre como iluminar um ambiente com o Guia de Iluminação do Club Arqexpress!

Beijos e até depois,

Rê.