Você olha a vista abaixo e consegue reconhecer os pontos? Se sim, maravilha! Se não, precisa visitar mais a obra para entender, conhecer e identificar os pontos essenciais para um projeto básico de cozinha!

No retângulo da foto acima, podemos identificar os seguintes pontos: água quente + água fria e esgoto, ou seja, nesse local vamos ter a pia/bancada com a cuba + o misturador escolhido.

Já no círculo, está a espera para máquina de lavar louças, onde vão os seguintes pontos: água fria + esgoto + uma tomada para máquina de lavar louça (ou seja uma tomada de 3 pinos com aterramento).

Vou te explicar mais alguns detalhes sobre os PONTOS PARA PIA/BANCADA e, para facilitar: mostrar uma vista técnica pra você!

Observa bem as alturas de cada ponto e o espaçamento entre eles também.

Vai ficar mais fácil de você entender os pontos agora!

Usando a gestão de cores:

Vermelho = água quente

Azul = água fria

Cinza = Esgoto

Importante: sempre observe e meça os equipamentos e, se puder, prestar atenção na saída dos pontos (posição, lado) isso pode ajudar você também!

Agora observa outra vez os pontos:

E agora, com os equipamentos:

Se tiver tudo isso previsto no projeto, antes da obra acontecer, tudo vai ficar muito mais fácil!

Não é tão difícil!

O segredo para não esquecer é estudar e aprender. Vá até a sua cozinha, olhe, identifique e depois disso você não vai mais errar! Quer saber mais? No meu Guia de Cozinha você encontra estas e outras dicas que vão facilitar a sua vida!

Até depois! Rê