Eu já falei algumas vezes que, escolher um revestimento de forma errada pode ser a causa de muitos acidentes, não é mesmo? Se você está chegando agora por aqui, vou te contar o porquê de eu insistir tanto nesse tema! O meu primeiro apartamento tinha piso polido no banheiro (acredite se quiser), e durante todo o tempo em que morei lá, perdi a conta de quantos tombos levei no banho (a combinação de piso polido em contato com a água + sabão pode se tornar uma arma mortal).

Conhecer cada material, pesquisar e acompanhar as tendências, os lançamentos de mercado e as inovações ajudam muito na hora de especificar o produto certo para o ambiente. Assim como a experiência e o repertório que a gente adquire a cada projeto são essenciais para que erros como esse, do piso polido no box, não voltem a se repetir. 

É preciso entender a necessidade de cada cliente e ter uma comunicação clara com ele sobre a funcionalidade e manutenção do espaço! Conta pra mim, você já passou perrengue em obra? Como fez para resolver? Eu já passei muitos e, para te ajudar, listei aqui 10 dicas para evitar erros de projeto. Vamos ver?

1. Soleira

A soleira é o encontro entre dois pisos e, na hora de especificar, a gente tem 3 alternativas de piso para usar nesse espaço da porta, entre dois ambientes. Mas qual seria o mais adequado? No exemplo abaixo é possível ver que usando o piso da cozinha vai dar um acabamento melhor, porque a porta é de correr e ela corre para dentro do banheiro (ou você pode usar uma pedra - 3º elemento), mas usar o piso do banheiro eu não indico, vai ficar muito esquisito!

Exemplo do uso de soleira

2. Bancada de banheiro

Quando você está projetando um banheiro com espaço pequeno de bancada é preciso ter cuidado com o tamanho da cuba escolhida. A gente tem que ter um pouco de espaço livre nas laterais da cuba, nem que sejam 10 cm de cada lado. Pense na sua rotina em casa, seria muito ruim não ter um espaço de apoio na bancada, certo? E se você estiver projetando um armário superior, cuidado com a altura e profundidade da torneira da cuba (se a porta do armário abre para frente, ela não pode bater na torneira).

3. Caimento do piso

Lembrem sempre de identificar o sentido do caimento do piso, dentro do box. O ralo pode ser simples, do tipo linear, ou qualquer outro tipo de ralo, mas não esquece de especificar o caimento do piso para evitar a famosa “piscininha”! Você não vai querer ter um banheiro lindo e maravilhoso que fica com água empoçada dentro do box, né? Outro problema comum é faltar piso na obra... Quer saber como eu resolvi quando aconteceu isso comigo? Leia em Já Faltou Piso Na Sua Obra Também?

4. 'Soltar' a geladeira da parede

Se você tiver a oportunidade de soltar a geladeira da parede, é melhor (por causa da abertura da porta dela). Nesse caso do projeto que estou mostrando para você, nós temos uma porta de abrir, do apartamento, próxima da posição da geladeira. Então imagina se ela estivesse colada na parede... Ia impedir a abertura das duas portas ao mesmo tempo. Dica extra: aproveitamos o espaço ao lado dela, para fazer um armário.

Posição da geladeira no projeto

5. Espaço livre para preparo

Nunca esqueça de prever um espaço livre na bancada da cozinha entre os equipamentos. Vai facilitar muito a rotina de quem for usar a cozinha depois. Se tiver espaço, o ideal é que fosse dos dois lados da cuba, mas, se não tiver, dê preferência para a cuba e o fogão, seguindo esta sequência: 1. retira os alimentos da geladeira; 2. higieniza na cuba; 3. prepara o alimento no espaço livre; e 4. finaliza no forno ou no cooktop/fogão. E por falar nos eletros, você faz o detalhamento da torre quente antes ou depois de comprar os eletros? Confere mais dicas sobre isso em Como Não Errar No Projeto Da Torre De Eletros.

6. Armário de armazenamento

É muito importante também, mesmo que o apartamento ou casa sejam pequenos, tentar prever um espaço de armazenamento para guardar os seguintes itens: produtos de limpeza, mantimentos, roupas de cama e de banho, vestuário, sapatos, acessórios e decoração - é o mínimo de itens.

7. Espaço livre para cortina

Lembra sempre que a cortina precisa de espaço para correr, ou seja, aquele mesmo espaço que existe no cortineiro precisa estar livre embaixo também (estou me referindo a uma cortina com comprimento até o chão). Então, quando o móvel da sala fica próximo a parede, por exemplo, ele não pode estar colado nela, precisa de um espaço livre de 15 a 20 cm, pelo menos, para a cortina correr. Lembre-se também que esse espaço precisa ser higienizado!

8. Espaço livre de circulação da cama

A gente precisa ter um mínimo de espaço livre no entorno da nossa cama: 60 cm em cada lado da cama é o mínimo!

9. Tapete, cabeceira, luz

Ter um tapete confortável para pisar e uma cabeceira com iluminação quente e indireta, são elementos básicos para nos trazer aconchego. Então, se você puder desde o início do projeto já prever pelo menos esses elementos, já é um mínimo de aconchego que o teu cliente vai ter (e ele vai te agradecer por isso depois).

10. Espaço livre de circulação para o guarda-roupas

Além do espaço livre nas laterais da cama, não esqueça de que o guarda-roupas também precisa de espaço livre na frente, ainda mais se for um apartamento ocupado por um casal, por exemplo.

E aí, anotou as dicas de hoje? Nessa lista eu coloquei os 10 passos (obrigatórios) que todo profissional deve saber para não errar mais nos seus projetos. Mas, e aquela dúvida sobre quais mesas, cadeiras, sofás, poltronas, aparadores escolher para especificar no seu projeto?

Eu posso te ajudar com elas também! Continua navegando aqui no blog que você vai encontrar muito conteúdo que vai te ajudar no seu dia a dia como profissional!

Antes de me despedir, que quero dar mais uma dica para você que quer se tornar um profissional diferenciado! Adquira o quanto antes o meu Curso de Projeto Executivo, um material essencial para você entender todo o processo antes de iniciar a obra, evitando problemas com a execução dos seus projetos!

Beijos e até depois,
Rê.