Bom dia de feriado! Na sua cidade é feriado hoje? Aqui em Porto Alegre é e também é dia de #DiariodeObra! Hoje vamos conversar sobre o layout que eu desenvolvi para cada ambiente da minha casa nova.

Dezenove semanas de gravidez (à espera da Helena), com o prazo de início 37 dias atrasado e finalmente começamos a obra em 07/10/21.

Hoje vamos conversar, aqui na série #DiariodeObra, sobre o layout que eu desenvolvi para cada ambiente da minha casa nova.

Aqui você pode ver o layout, a disposição dos móveis e mais uma marcações:

Importante deixar claro que, para começar qualquer projeto, precisamos de um planejamento, entender as necessidades do cliente, fazer o levantamento do local, um briefing bem feito, um brainstorming com as ideias e, à partir disso, fazemos toda uma análise de possibilidades e viabilidade para desenvolver o layout!

Layout não é projeto!

Layout é a disposição dos móveis no espaço. Projeto são as escolhas e definições. Cuidado!

No caso da minha obra as alterações em relação ao layout dos antigos moradores não foram muito grandes, eles já haviam feito uma grande reforma no layout. Então focamos nas alterações de revestimentos, forro de gesso, ar condicionado, iluminação…

Mas o tamanho dos ambientes e a posição das paredes permaneceram praticamente as mesmas.

O que vamos ver bastante por aqui no #DiariodeObra são as alterações de revestimentos. Tenho muitas histórias pra contar pra vocês, desde como resolvemos a falta de material dos banheiros, a escolha da cor dos rejuntes e muito mais!

Mas, voltando ao assunto de hoje, para começar é necessário ter o layout definido e uma planta de obra que chamamos de "demolir e construir". Nesta planta usamos a seguinte legenda:

Cor azul para tudo o que será construído e a cor vermelha para tudo o que será demolido, mantendo o preto para o que não será alterado.

E, para facilitar, numeramos tudo o que deverá ser demolido e tudo que deverá ser construído, indicando em planta baixa. Desta forma fica mais claro e mais fácil não se perder durante a execução da obra.

Por hoje é isso! Você está gostando do conteúdo?

Nos encontramos aqui na sexta-feira! Até depois 💕