No último post falamos sobre caixaria, portas, tampo, tamponamento, mas e os acabamentos de marcenaria, como você especifica?

Entender as necessidades do cliente é o primeiro passo! Além disso, é preciso saber o quanto ele está disposto a investir!

Não adianta especificar um móvel maravilhoso, todo em lâmina de madeira natural, se o budget dele não dá para isso!

Hoje vamos falar sobre alguns dos acabamentos mais usados e suas características:

Melamina

Atualmente o produto mais comum para revestir o MDP ou o MDF dos móveis planejados e sob medida é a melamina (ou BP – revestimento melamínico de baixa pressão, utilizado principalmente em caixas, portas e prateleiras).

E por que ele é o mais utilizado? Porque ele tem um ótimo custo-benefício, boa resistência a abrasão, riscos, umidade, além de uma grande variedade de acabamentos e cores.

Lâmina de madeira natural

Tem também a lâmina de madeira natural, que é uma folha muito fina, extraída de árvores de reflorestamento, que apresenta a textura, visual e acabamento naturais!

Esse material permite fazer a paginação de veios no móvel, por ser um trabalho manual e mais artesanal. É um acabamento que traz muita sofisticação para o projeto, é muito versátil e possibilita mais formatos.

Quando usamos a lâmina natural é preciso ter atenção com o valor que é mais alto (o cliente precisa querer fazer esse investimento), menos resistente à umidade, além da tonalidade, que pode mudar de um lote para outro.

Lâmina natural pré-composta

A lâmina natural pré-composta é aquela que já vem aplicada na chapa e não permite a paginação de veios (para os casos em que a gente não precise fazer a paginação, ela é uma boa solução).

Lacca

A lacca é uma pintura artesanal feita em várias camadas, onde se pinta e lixa a madeira muitas vezes.

Ela demora para ficar pronta, é mais cara (porque você cria uma película de pintura), mas facilmente risca e descasca, tem menor resistência a riscos, então exige mais cuidado. 

Pode ser encontrada em alto-brilho (com verniz), a semibrilho - que tem o brilho sutil, acetinada, fosca e gofratto (com uma leve textura, como a melamina).

Vidros

Os vidros como acabamento são super versáteis e lindos! Mas é preciso saber onde vai usar, quem vai usar, se o teu cliente tem criança na casa (olha o perigo de acidente!), se o vidro é temperado, se ele tem película, o sistema push vai deixar marcas (para quem tem mania de limpeza não vai funcionar)!

Quer saber mais sobre detalhes de móveis?

No Curso Intensivo de Decoração te conto mais sobre como criar um repertório, os tipos de acabamentos em marcenaria – projetos, detalhamentos, cores, combinações. Clica e cooooorre para fazer também!

Beijos e até depois,