Se você pudesse imaginar quantas respostas eu já ouvi para essa pergunta desde que comecei a trabalhar como arquiteta ficaria surpreso!

Uma coisa eu posso te dizer com toda a certeza é que esse conceito muda completamente de uma pessoa para a outra!

Tem gente que considera conforto uma cama bem arrumada e super aconchegante, outras já têm como prioridade um sofá profundo, daqueles em que a gente pode se jogar e passar horas maratonando séries!

Falando de uma forma geral, para que a gente se sinta confortável é preciso se sentir acolhido, com aquela vontade gostosa de permanecer no ambiente por horas e horas relaxando, curtindo...

Conseguiu visualizar um espaço assim? Que recursos você usaria para que o projeto do teu cliente transmita exatamente essa sensação?

Acompanhe na Dia do Dia de hoje três soluções infalíveis, capazes de transformar qualquer ambiente num verdadeiro refúgio:

Entenda o que é conforto para o seu cliente

Comece sempre com uma boa conversa! Entenda a rotina da família, como os moradores utilizam o espaço, o que esperam dele, quais as expectativas em relação à mudança.

Isso vai te permitir trabalhar de forma mais assertiva e ajuda a garantir a satisfação do teu cliente!

Clima quente ou clima frio?

De qual região estamos falando?

Aqui no Sul uma das prioridades é manter os ambientes aquecidos nos meses mais frios, como uma forma de ajudar a “segurar” o calor dentro de casa! Para isso fazemos uso do piso radiante (com sistema de aquecimento instalado embaixo do piso), carpetes, tapetes e tecidos mais pesados para as cortinas.

E quando a necessidade é de refrescar os ambientes? Existem algumas estratégias que ajudam a barrar a luz do sol em determinados horários do dia, como os brises e vegetações por exemplo (a ventilação cruzada também é uma excelente alternativa para melhorar a sensação térmica dos espaços).

Aposte no verde

As plantas ajudam a purificar o ar dos ambientes internos, atuam como elemento decorativo e trazem a sensação de natureza para dentro de casa. Mas antes incluir o verde na decoração é preciso avaliar o espaço onde elas serão colocadas e a necessidade de cada espécie:

  • Ambientes com luz artificial: begônia, violeta;
  • Ambientes com luz solar indireta: lírio-da-paz, samambaia;
  • Ambientes com muita luz natural: azaleia, buxinho.

Que tal aprender mais sobre esse assunto comigo e com a Renata Lemos, da ArqExpress Rio de Janeiro, na próxima edição da SUPER AULA?

Esse encontro, que é gratuito e 100% online, é absolutamente imperdível e está marcado para o dia 19 de julho, segunda-feira!

O tema será "Como criar ambientes aconchegantes”. Quero te ver lá, hein? Se inscreve para garantir a sua vaga!

Beijos e até depois,