Qual a sensação que uma parede vazia te traz? No mínimo que falta vida ali, né? Por isso eu amo fazer composição com quadros! 

Eles são peças versáteis, ajudam a reforçar o estilo que o cliente escolheu para a casa, dão personalidade e, como todos os elementos de decoração, eles vestem o ambiente, trazendo diferentes sensações!

Uma composição bem-feita, além de valorizar e deixar o espaço mais bonito, pode trazer vida, harmonia e equilíbrio, por isso, ficar atento aos tamanhos e formatos é superimportante!

Dá para ousar mais quando a parede é maior, também é possível usar quadros de diferentes medidas, temas e cores. Neste caso, podemos repetir o modelo da moldura ou até mesmo a sua cor para dar equilíbrio.

Bateu uma dúvida na hora de montar a composição? Abaixo eu te mostro nove modelos de composição de quadros para você se inspirar na hora de decorar as paredes:

 

Viu como existem diversas possibilidades?
A minha dica é: pense na composição antes de furar a parede!

Corte pedaços de papel kraft no mesmo tamanho dos quadros, coloque fita adesiva neles e cole na parede, brincando com as possibilidades.

Desta forma você só vai pendurar os quadros quando tiver certeza da forma que mais gostou!


Decidiu a composição? Aqui vão alguns cuidados que você deve tomar antes de pendurar os quadros na parede:

  • Cuidado com a exposição direta ao sol ou com as infiltrações na parede, elas podem causar manchas ou danificar o quadro.
  • Cuidado na hora de furar! Tem um banheiro ou cozinha do outro lado da parede? Será que passa alguma tubulação ali? Sempre que possível, consulte a planta hidráulica antes de ligar a furadeira!
  • Os quadros podem ser fixados de várias formas: pregos e parafusos, gancho adesivo, fita dupla face (fixa forte), velcro especial. Opte pelo material que vai garantir mais segurança de acordo com o peso e o tamanho da peça.
  • Pense na proporção da composição para as paredes. Um quadro muito pequeno colocado em uma parede muito grande fica completamente perdido.
  • Quadros x composição: harmonize as cores dos quadros com tapetes e tecidos.

Quer saber sobre a altura ideal para pendurar os quadros? No meu Guia de Decoração eu conto tudo sobre isso!

Beijos e até depois,
Rê.