Hoje vamos falar sobre apartamentos integrados! Sabe aqueles que têm o quarto, sala de estar, jantar e cozinha todos juntos? As paredes separam somente o banheiro e alguns têm até o pé-direito duplo (os famosos lofts)?

Estamos, cada vez mais atendendo clientes que adquirem este formato de apartamentos, certo?! E o que eles buscam (exigem) da decoração?! Com certeza a praticidade e a  otimização de espaço!
Por isso hoje eu resolvi te dar 4 DICAS de estratégias que já usei em projetos de apartamentos compactos e sei que funcionam!

001. Forro de gesso para sala pequena: se possível, não use forro rebaixado, seja ele de gesso ou outro material, porque um pé direito mais alto sempre vai aumentar a sensação de amplitude do espaço!
002. Seguindo no mesmo raciocínio de um pé direito alto, preste muita atenção nas CORES que você vai sugerir para o projeto!
Dependendo a cor que escolhemos para pintar um ambiente (e a parte do espaço que a cor for aplicada: paredes, piso e forro), diferentes efeitos visuais serão provocados!
Cores escuras no forro ou laje causam o efeito de pé direito baixo, então sugiro que vocês continuem optando pelo tradicional branco mesmo! Faz todo o sentido para esta situação.
Observe nesse esquema: qual destes espaços parece mais amplo?
003. A terceira dica é criar divisórias que separem um pouco os ambientes de sala e cozinha do dormitório, para trazer um pouco de privacidade ao ambiente mais íntimo.
Como cada centímetro é valioso, ainda mais em apartamentos compactos, sugiro que vocês façam divisórias em MDF ao invés de gesso ou alvenaria.
Aproveitem ainda essa divisória para embutir algum outro uso do espaço, como por exemplo fazer um nicho para a TV, como no exemplo abaixo.
Aqui o nicho da TV gira 180 graus e pode ser usado no espaço do quarto também!
004. O espaço aéreo também deve ser muito bem explorado através de prateleiras e de suportes aéreos.
Eles podem servir tanto para decorar, quanto para armazenar e organizar objetos, livros e plantas!
Espero que tenham gostado destas dicas!!! Elas são super úteis no meu dia a dia. E para você que também ama decoração, a gente tem o E-book do Guia de Decoração, trazendo um conteúdo inteirinho sobre esse assunto!!! 
Beijos e até depois, Rê.