Quando a gente está fazendo o detalhe de um rack, tem três coisas muito importantes que a gente tem que cuidar no detalhamento:

  • Painel afastado;
  • Porta vazada;
  • Furação para a passagem dos fios.

Painel afastado

Por que o painel precisa ser afastado da parede? Por causa da passagem da fiação!

Normalmente quando a gente faz um painel usamos os barrotes (que ficam atrás, preste atenção na imagem), para que eles afastem a peça da parede e para que a gente consiga passar os fios.

 

 

Porta vazada

Na hora de projetar um rack, algum lugar da porta precisa ser vazado para a gente poder colocar os aparelhos!

Normalmente eu indico fazer uma ou duas portas vazadas, para colocar o aparelho da TV a cabo, por exemplo. Desta forma ele não vai ter que ficar em cima do móvel e nem com um monte de fios aparecendo.

Furação para a passagem dos fios

Outra coisa importante é cuidar muito a furação do painel, ou seja: ver a altura da posição da TV, como vai ser o recorte para a furação da tomada da TV, por onde vão passar os fios...

E por que isso?

Porque cliente que contrata arquiteto odeia fio! Não é aceitável um arquiteto, ou designer, fazer um móvel de televisão lindo e maravilhoso com os fios aparecendo!

Essas são as três coisas mais importantes que você precisa saber para detalhar esse tipo de rack, para que fique perfeito e sem defeitos!

Aqui tem outro modelinho que a gente usa muito e, se você reparar, eu estou marcando exatamente o detalhe da furação do passa fios:

 

 

O que está faltando ali? O detalhe da tomada (ou não)!

Isso porque a gente pode passar o fio por trás, ligar na tomada atrás do painel e, desta forma, não precisa fazer dois recortes.

Viu só? Vocês têm que pensar em todas essas soluções na hora de desenvolver os projetos!

Tá gostando das dicas de detalhamento de marcenaria? À medida que a gente vai detalhando fica mais confiante, te garanto!

Agora, se você quer aprender tudo sobre esse tema eu te convido a fazer o meu Curso Detalhamento de Marcenaria, onde ensino todos os meus segredos de detalhamento de móveis!

Beijos e até depois,