Sabe qual o maior erro dos profissionais GENTE? Não buscar conhecer profundamente o cliente!
“Você pode errar várias vezes ou você pode acertar de primeira”, sabem o que mais muda esse resultado? Um “briefing” bem feito! Vocês sabem o que é um briefing, certo?
BRIEFING = UM DOCUMENTO QUE REGISTRA OS DADOS NECESSÁRIOS PARA A CRIAÇÃO DE UM PROJETO.
É um documento que que precisa destacar informações como:
- Informações do Cliente;
- Objetivo do cliente / Necessidades do cliente;
- Gosto do cliente [o que ele gosta, o que ele não gosta];
- Budget do Cliente.
Sem estas informações, nem comece o seu trabalho!
O que são as 'Informações do Cliente'?
Nome, idade, quem mais irá usar o ambiente, profissão, hobby.
Ao conhecer o cliente, podemos entender um pouco da sua rotina, necessidades, por exemplo: se ele tiver cachorros, filhos, podemos ter alguns cuidados que não seriam necessário se fosse um casal de jovens ou um solteiro!
Objetivo do Cliente/Necessidades:
Precisamos saber qual é o problema dessa pessoa, o que ela precisa. O que precisamos pensar de solução para que ela fique satisfeita e resolva o problema dela?! Se ela quer uma sala com um espaço pra trabalhar, não adianta fazer uma sala linda sem uma mesa! Viram como é importante? Faça uma lista de tudo que o cliente precisa, de todas as suas necessidades, fica mais fácil resolver o problemas depois [lembre-se que um serviço é sempre contratado para resolver um problema].
Gosto do Cliente:
Você precisa conhecer o estilo dele, seja através de referencias que ele envie ou que você mostre pra ele! Isso é fundamental
UMA DICA: USE O TESTE DE ESTILOS NO SITE DA ARQEXPRESS
Budget:
Por último e não menos importante: procure saber quanto o cliente quer gastar! Ele sempre vai dizer o menos possível, procure mostrar pra ele como isso é importante para condução do projeto!
Não é difícil né?!