DICA DO CLUB: TOMADAS, INTERRUPTORES E FIOS

Um dos assuntos mais solicitados por quem nos acompanha é Elétrica. Mais aprofundado nos cursos de engenharia, o assunto não deixa de ser fundamental para os arquitetos, afinal é um projeto complementar. Separamos algumas dicas básicas de instalação de interruptores e tomadas. Bora conferir?

TOMADAS: 127v x 220v

No Brasil utiliza-se a voltagem de 127v ou 220v. Nada de 110v, essa voltagem ficou no passado. São essas tensões (127v e 220v) que formam a corrente elétrica que chega nos aparelhos eletrônicos.

E OS FIOS?

São 3 fios principais envolvidos no circuito elétrico:

Fio FASE: fio condutor por onde passa voltagem 127v ou 220v

Fio NEUTRO: fio condutor que não possui tensão

Fio TERRA: fio condutor de proteção contra sobrecargas elétricas

Primeiramente precisa-se conhecer as características básicas de um interruptor: composto por dois pinos na parte traseira, um por onde passa o FIO FASE e o outro por onde passa o FIO DE RETORNO, sendo o segundo responsável por fazer conexão com a lâmpada.

DICAS DO CLUB:

INSTALAÇÃO DE LÂMPADA ACIONADA POR UM INTERRUPTOR

Esse é o processo mais simples. Para exemplificar vamos utilizar a voltagem 110v. O FIO FASE deve-se ligar ao interruptor e na lâmpada um FIO NEUTRO (caso a voltagem fosse 220v, utiliza-se outro FIO FASE). O condutor de RETORNO deve ligar a lâmpada ao interruptor, como no desenho:

Atenção! Para iluminação de baixa tensão deve-se utilizar uma bitola mínima de 1,5mm.

INSTALAÇÃO DE LÂMPADA NO INTERRUPTOR CONJUGADO COM UMA TOMADA

A diferença desse processo para o primeiro é que nesse há uma tomada de 3 bornes, necessitando de um quarto fio: o FIO TERRA. Nos bornes das extremidades deve ser ligado o FIO NEUTRO e o FIO FASE (um em cada borne). No borne do meio é onde deve ser conectado o FIO TERRA, também chamado fio de proteção. Para instalação da lâmpada repete-se o passo anterior: o FIO DE RETORNO conecta a lâmpada ao interruptor.

Atenção! Para instalação de baixa tensão deve-se utilizar Bitola mínima de 2,5mm.

INSTALAÇÃO DE LÂMPADAS DIFERENTES ACIONADAS POR UMA CAIXINHA DE DOIS INTERRUPTORES

O FIO FASE deve ser ligado de forma compartilhada nas duas seções de interruptores, o FIO NEUTRO, através de uma emenda de derivação, liga-se às lâmpadas. Para fechar esse circuito elétrico, liga-se uma lâmpada em cada interruptor através dos dois FIOS DE RETORNO.

Curtiu? Pode deixar seu comentário, adoramos interagir com vocês