Um dos assuntos mais solicitados por quem me acompanha é a elétrica! Mais aprofundado nos cursos de engenharia, esse tema não deixa de ser fundamental para os arquitetos. Afinal, entender sobre elétrica é essencial para desenvolver um bom projeto complementar!

Separamos neste post alguns macetes básicos mas fundamentais sobre eletricidade e a instalação de fios, interruptores, lâmpadas e tomadas.

Em tempo: a norma que define os padrões para instalações elétricas de baixa tensão é a Norma Brasileira ABNT NBR-5410.

Tensões: 127V e 220V

A tensão, popularmente conhecida como “voltagem”, é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos (os pólos de uma tomada, por exemplo) e é medida em Volts. Na rede elétrica residencial e comercial do Brasil, utilizam-se as tensões de 127V e 220V. Instalações industriais podem ser exceções, com tensões mais altas de acordo com a necessidade. Já a antiga tensão de 110V deixou de ser utilizada no país no final do século XX.

Monofásico, bifásico, trifásico

Dependendo da região do país, podem ser oferecidos os sistemas monofásico, bifásico ou trifásico. Basicamente o que varia de sistema para sistema é a capacidade da carga suportada, presença de mais de um fio Fase, ausência de um fio Neutro em alguns casos e a possibilidade de se utilizar as tensões de 127V e 220V simultaneamente.

E sobre os fios?

Podemos dizer que são 3 os principais fios envolvidos em um circuito elétrico:

Fase

Este é qualquer fio condutor que apresenta um potencial diferente de zero Volt (na maioria dos casos no Brasil, 127V ou 220V) em relação ao neutro. De forma simplificada, é o fio onde a energia que chega da rede elétrica está.

Neutro

É o fio condutor que não possui tensão. Tem a função de fechar o circuito elétrico (explicando muito resumidamente, a corrente elétrica circula pelos fios, ou seja, chega da rede pelo fio fase, passa nos aparelhos e retorna pelo fio neutro).

Terra

É o fio condutor de proteção contra as sobrecargas elétricas. Ele é instalado por motivos de segurança, prolongando a vida útil dos equipamentos e ajudando a prevenir choques elétricos. É chamado assim porque literalmente desvia as sobrecargas elétricas diretamente para a terra, através de uma haste de ferro e cobre enterrada no chão próximo à instalação. No Brasil, o fio terra deve ser sempre o pino do meio das tomadas padrão de três pinos.

Cores dos fios

Muita gente fica na dúvida de qual a cor do fio de retorno da lâmpada, por exemplo, ou qual a cor do fio fase, neutro e terra.

De acordo com a Norma Brasileira, o fio Terra deve ser sempre verde-amarelo (bicolor) ou todo verde. Por segurança essas cores (verde, amarelo e bicolor verde-amarelo) nunca devem ser utilizadas nos outros fios.

Para os demais fios não há uma regra específica mas sim recomendações. O fio Neutro deve ser preferencialmente azul-claro e, para o fio Fase, geralmente usam-se o vermelho, o preto e o marrom.

De todo modo, nunca devemos confiar somente na coloração dos fios de uma instalação. O correto é consultar o projeto e medir a tensão em cada fio.

Interruptores

Não sabe o que é um interruptor? É onde você aperta pra acender e apagar a luz! Ele leva esse nome porque tem a capacidade de interromper ou permitir a circulação da energia elétrica. Um interruptor simples, na sua parte de trás, possui dois pinos (bornes): um onde se conecta o fio Fase e o outro onde se conecta o Fio de Retorno, que é como é chamado o fio que fica entre o interruptor e a lâmpada.

Ou seja, quando ligamos o interruptor, a corrente flui do Fase até a lâmpada através do Fio de Retorno. Quando desligamos, a corrente é interrompida, o fluxo cessa no Fio de Retorno e a lâmpada apaga.

Quer saber mais sobre pontos elétricos e sua relação com o conforto no seu projeto? Leia em Pontos Elétricos Como Item De Conforto, Fios De TV Escondidos E Mais Segredos De Projeto!

Instalação de lâmpada acionada por um interruptor

O fio Fase deve estar ligado a um dos bornes do interruptor e o fio Neutro, a um dos pólos da lâmpada. O Fio de Retorno deve ligar o outro pólo da lâmpada ao outro borne do interruptor, assim como no desenho:

Interruptores - Renata Pocztaruk - Club ArqExpress

Chave Hotel e Interruptores Paralelos

O sistema conhecido como “Chave Hotel” é aquele que permite ligar e desligar uma lâmpada a partir de dois ou mais interruptores, como em um corredor, por exemplo, onde se pode acender a luz em uma extremidade e apagar na outra.

O sistema mais simples requer o uso de dois interruptores especiais, do tipo “Paralelo”, que possuem três bornes na parte traseira. Veja o esquema na imagem abaixo:

Chave Hotel Dupla - Renata Pocztaruk - Club ArqExpress

Chave Hotel Tripla: o Interruptor Intermediário

Para controlar a mesma lâmpada a partir de três ou mais lugares diferentes, o sistema vai se tornando cada vez mais complexo. Além dos interruptores paralelos, um outro tipo especial de interruptor é necessário: o interruptor “Intermediário”. Este interruptor é especialmente projetado para essa finalidade e possui quatro bornes adequadamente interligados na parte traseira. Acompanhe na imagem abaixo um sistema Hotel triplo, onde o interruptor do tipo Intermediário é ilustrado no centro:

Chave Hotel Tripla - Renata Pocztaruk - Club ArqExpress

Ainda sobre iluminação, neste outro post eu dou dicas sobre Escala e Temperatura de Cor: Como Escolher a Luz de Cada Ambiente. Confere lá!

Cuidados na hora de fazer a instalação elétrica

Fazer uma instalação elétrica de forma incorreta pode causar diversos problemas, entre eles a fuga de corrente, a sobrecarga dos equipamentos ou até mesmo um curto-circuito. É imprescindível que você contrate um profissional qualificado. Confira aqui mais algumas dicas para evitar imprevistos:

Mão de obra qualificada é fundamental

Contratar um profissional experiente pode evitar que você tenha surpresas desagradáveis. Para isso peça indicações, procure referências e tenha certeza de que está trabalhando com uma pessoa qualificada e que vai usar materiais corretos para garantir a segurança do seu projeto.

Use materiais de qualidade

Aqui eu te digo com toda certeza: não vale economizar! Usar material barato pode trazer riscos para o seu cliente e te render um belo prejuízo a médio ou longo prazo! Compre marcas conhecidas para garantir uma vida útil maior.

Cuidado com o reaproveitamento de materiais

Fazer gambiarra sempre dá problema! Se o seu cliente pedir para reaproveitar materiais, tenha certeza de que os fios não estão desencapados ou derretidos, não use tomadas antigas (fora das normas atuais) e verifique cuidadosamente a distribuição do quadro de energia. Como falamos no tópico anterior, o barato pode sair muito caro!

Quer aprender mais sobre iluminação e sobre a importância dela no desenvolvimento dos projetos? Então vou te dar uma dica de leitura imperdível! No meu Guia de Iluminação eu falo mais sobre eletricidade básica, circuitos e comandos elétricos, cálculo e checklist de projeto luminotécnico, projeto comercial... O conteúdo é incrível e, com certeza, vai ajudar a desenvolver um projeto de forma mais simples e assertiva!

Curtiu o conteúdo de hoje? Então deixe o seu comentário! Eu adoro interagir com vocês ♥

Beijos e até depois,