Um bom planejamento, muita segurança e funcionalidade devem ser características de um projeto para um quarto de bebê. Como bons profissionais, a gente não pode só pensar em fazer o projeto mais lindo ou mais lúdico.
Antes de mais nada, precisamos garantir a segurança de quem vai, não só ocupar o espaço, como também se desenvolver ali. E, além de tudo isso, é um ambiente em constante mudança...
O tempo vai passar rápido e logo logo o recém nascido vai precisar de um berço maior, depois de uma cama e assim por diante. Por isso, separei algumas dicas sobre esse assunto, que pode parecer complicado no início, mas logo mais vocês vão entender o que é essencial em um quarto de um baby.
1o. DICA: Se certifique que os móveis como o berço, a cômoda, o trocador, também tapetes, almofadas e até brinquedos estejam dentro do padrão de segurança da ABNT.
2o. DICA: Cuidado redobrado no momento de fazer o levantamento do espaço. Você vai precisar analisar questões como circulação de ar, iluminação, incidência solar, acústica e segurança para usar como ponto de partida pra o começo do projeto.
Você vai precisar transformar o ambiente em um local ventilado, mas que não atinja o bebê de forma direta. Bem iluminado, para estimular o desenvolvimento dele, mas com opções de luz indireta e bloqueio total da luz, para um sono tranquilo.
Uma temperatura saudável deve variar entre 20 e 26 graus. O ambiente deve ser silencioso e não ter acesso a aberturas, de uma forma direta, como janelas.
3o. DICA: agora vamos algumas dicas mais práticas. Alguns materiais que a gente gosta de indicar para quartos de bebês, que misturam funcionalidade e estética.
Piso vinílico - são pisos macios, antialérgicos, térmicos, antiderrapante, fáceis de limpar e ainda podem ser aplicados sobre pisos existentes.
Iluminação com dimmer - use lâmpadas com dimmer, para conseguir controlar a luminosidade e ajustar a intensidade da luz no interruptor.
Tecidos para cortina - opte por tecidos fáceis de lavar, como o algodão e voil.
Tapete - deve ser composto por materiais atóxicos, antialérgicos e antiderrapantes. Em lojas especializadas em produtos infantis, você encontra soluções super seguras, neste sentido.
Até mais!!