Vamos falar sobre conceitos básicos de instalações elétricas! Eu sei que é um tema, que nem todo o profissional da nossa área estuda e tem esse conhecimento. Eu concordo que a gente não precisa ser especialista em elétrica, mas existem conceitos realmente básicos, que é como eu digo, é obrigação todo mundo saber, para conseguir desenvolver bem os seus projetos.

 

Então vamos lá:

 

AMPERAGEM - Unidade de medida de intensidade da corrente elétrica.

 

 

VOLTAGEM - Serve para medir tensão elétrica, ou seja, a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. A unidade de medida é Volts [V].

 

Renata, o certo é 110 ou 127 V? A diferença entre essas duas tensões cria certa "confusão" na população. Existem países que possuem tensão 110V, inclusive no Brasil já usamos essa medida, mas houve uma padronização das concessionárias e o 127V se tornou o padrão. 

 

É indispensável saber qual a tensão elétrica [popularmente conhecida como voltagem] na hora de projetar. Muitos produtos tem versões nas duas voltagens, então precisamos ficar atentos na hora de fazer a previsão nos projetos. Esse cuidados evita problemas, em termos de danos em aparelho e a própria segurança dos envolvidos também. 

 

 

CIRCUITO ELÉTRICO - Os circuitos são criados para comandar um único ponto com uma ou mais lâmpadas. Um ambiente pode ter mais de um circuito elétrico. Na parte técnica, separamos por segurança para controle de cargas. Na parte estética, para poder ter diferentes formas e pontos de acendimento da iluminação. 

 

 

INTERRUPTOR - Responsável por "abrir e fechar" os circuitos, ou seja, ligar e desligar a luz do ambiente. Existem alguns tipos diferentes de interruptores: 

 

Um bom profissional tem que estar por dentro desses conceitos e também sempre de olho nas novidades!