Você sabe por que usar plantas na decoração? Essa é uma pergunta fácil de responder! Elas levam cor para o ambiente, deixam os espaços mais aconchegantes, transmitindo leveza e tranquilidade.

Tanto que há muito tempo elas deixaram de fazer parte somente das áreas externas e passaram a dividir espaço com quadros, móveis, tapetes e mais uma série de objetos!

Mas como você costuma incluir o verde nos seus projetos? Em vasos no chão, penduradas na parede ou em cascata, colocadas sobre nichos e prateleiras?

Na Dica do Dia de hoje eu vou te dar algumas ideias de como deixar os ambientes mais bonitos usando plantas na decoração:

Por onde começar? Qual planta escolher?

Não basta escolher uma planta apenas pela sua beleza! É preciso saber se ela vai se adaptar às condições luz e temperatura do espaço onde será colocada. Abaixo eu fiz uma listinha daquelas que costumam se dar melhor nos ambientes internos:

Suculentas

Elas são plantas de sombra e não devem ser expostas à luz direta. Devem ser regadas uma vez por semana e ficam lindas compondo a decoração.

Samambaias

Ficam melhores quando colocadas em vasos suspensos, devido às suas folhas longas e pendentes (evite colocá-las em locais com muito vento). Deve ficar a meia-sombra.

Costela de Adão

Muito utilizadas na decoração, precisam de um canto espaçoso que permita o crescimento de suas folhas (lembre-se de deixá-las sempre úmidas).

Espada de São Jorge

Exige pouca manutenção e ficam bem em ambientes iluminados (prefira deixá-la em locais a meia-sombra).

Orquídeas

Uma das flores de sombra com flores mais lindas que existe, perfeita para mesa de jantar ou de centro. Deve ser regada com moderação.

Peperomia

Ela tem folhas em forma de coração e fica ótima em jardim vertical ou vasos suspensos.

E qual vaso usar?

Para os ambientes pequenos indico escolher cores e texturas que harmonizem com o restante da decoração. Um vaso que contraste muito pode acabar poluindo o ambiente. Os mais claros ajudam a dar sensação de amplitude. Em espaços muito compactos o ideal é dar preferência para vasos de parede ou mini vasos posicionados sobre móveis, bancadas ou prateleiras.

Tem um pouco mais de espaço? Então você pode optar pelos modelos mais altos e não muito largos (vai ficar perfeito!).

Gostou das dicas de hoje? Então anota mais uma!

Se você ama ter plantas em seu ambiente e quer saber como agregar os vasos na decoração, não perca a minha Super Aula que começa logo mais às 18h! Para se inscrever é só clicar aqui! Te espero lá!

Beijos e até depois,

Rê.