Sabia que ter atenção a detalhes como: medidas do vão da porta, meias paredes, coluna, viga e pé direito são essenciais para que possamos definir corretamente a quantidade de tinta, de piso e de revestimento?

É isso mesmo que você acabou de ler, a medição, quando feita com precisão, influencia no orçamento do projeto!

E hoje eu vou te ensinar o passo a passo para fazer a medição de um ambiente de forma simples! Separe a trena, o papel, lápis, caneta e uma prancheta e vamos lá!

  1. Comece fazendo um esboço do ambiente, inclua todas as portas e janelas. Lembre-se também  de indicar o sentido de abertura e se estas portas e janelas são de abrir ou de correr;
  2. Para medir o pé direito, anote a altura do piso até o teto;
  3. Não se esqueça de incluir vão da porta, meias paredes, coluna, viga. Neste caso o excesso de informação é sempre melhor;
  4. Tanto os pontos hidráulicos, quanto os pontos elétricos têm de fazer parte desta medição. Anote as alturas, distância da parede mais próxima e represente cada um deles graficamente, para facilitar o entendimento;
  5. Vai projetar uma cozinha ou banheiro? Então coloque a pia, o fogão, o box ou vaso sanitário na planta, assim como as medidas deles (além da medida de uma distância até a parede mais próxima).

Confira, e use, o nosso checklist de medição:

Com todas as informações em mãos você já pode começar a desenvolver o tão sonhado projeto do seu cliente!

Quer saber mais sobre a importância que as medidas corretas têm para o sucesso de um projeto? Então se inscreve na minha próxima Super Aula, que vai acontecer no dia 18/10.

Nela, eu e a Renata Lemos, da ArqExpress Rio de janeiro, vamos tirar todas as suas dúvidas sobre: "Como medir um ambiente". Clica agora para garantir a tua vaga!

Beijos e até depois,

Rê.