Projetar uma cozinha pequena não precisa ser um problema! Para que o armazenamento de produtos e utensílios não se torne um desafio para o seu cliente é preciso saber explorar as dimensões do ambiente e todas as alternativas que ele nos oferece!

Optar por móveis planejados e utilizar o espaço vertical com armários aéreos e prateleiras (tanto a de parede quanto a suspensa) é o primeiro passo para garantir eficiência e funcionalidade, mas existem alguns truques que costumo usar que podem te ajudar muito a otimizar os espaços. Vamos conferir mais dicas sobre esse assunto?

✅ Armários suspensos melhoram o armazenamento quando a gente tem pouco espaço na cozinha. Se você quiser dar um charme a mais, inclua iluminação abaixo deles.

✅ Quer que a cozinha pareça visualmente mais ampla? Use materiais claros nos armários e na bancada.

✅ Planeje bem os móveis e converse com o seu cliente para saber quais são as suas necessidades de armazenamento. Desta forma é possível sugerir diversas soluções, como uma lixeira embutida na pia, um armário multifuncional, uma mesa dobrável que fica escondida quando não está em uso (por isso que digo que o checklist é fundamental)!

✅ Se o seu cliente tem baixa estatura uma ótima solução é usar basculante articulado no armário superior. Ele facilita a abertura e o fechamento das portas e garante mais conforto para o usuário no dia a dia.

✅ Além disso, na hora de projetar uma cozinha, precisamos pensar no conforto do nosso cliente! Uma gaveta com amortecedor eleva o seu projeto a outro nível! Assim como o cuidado com a escolha do puxador, para não esbarrar e nem machucar o usuário no dia a dia (o tech e o de cava linear 45 são práticos e os melhores tipos de puxadores para a cozinha, na minha opinião).

✅ Seu cliente cozinha bastante? Tem a necessidade de ter um fogão de piso? Um cooktop ocupa menos espaço que o fogão convencional! Já o forno e o micro-ondas podem estar embutidos em uma torre de eletros.

✅ Prateleiras ajudam muito na organização, além de serem simples e bonitas!

✅ Uma iluminação bem planejada amplia o espaço (ambientes escuros tendem a parecer menores).

Se você gostou das dicas de hoje eu tenho um convite imperdível para você que, assim como eu, ama decoração! Se inscreve na minha próxima Super Aula, que vai acontecer no dia 22/11, às 18h! Esse encontro vai trazer como tema um assunto que vocês nos pedem há MUITO tempo: Vasos na Decoração!

Clica aqui para garantir a tua vaga! Te espero lá!

Beijos e até depois,