Eu já contei para vocês que a cozinha é o ambiente mais procurado pelas pessoas para fazer um projeto de mudança, não é? 

Também já te disse que é fundamental compreender as necessidades do cliente, saber do que ele gosta, quais são seus desejos, além de conversar muito sobre as questões financeiras. 

Entender o que o cliente espera do nosso trabalho é o primeiro passo para que o projeto seja bem sucedido. Por isso eu sempre digo que clareza e uma boa apresentação são essenciais!

Quanto mais claro e didático o projeto for, mais o cliente vai entender!

Mas existem algumas coisas básicas que a gente precisa prestar atenção para que o ambiente possa funcionar, como a ergonomia (para ajustar a altura da pia e bancada de acordo com a altura média dos integrantes da família), cuidar com a largura da porta de acesso se a cozinha for caminho da área de serviço (pense que é preciso ter esse espaço para deslocar a máquina de lavar roupas, que costuma ser um equipamento maior) e também ficar atento com os espaços para abertura das portas dos equipamentos (e do espaço que elas ocupam abertas)!

Quanto ao layout ideal, vai depender de cada projeto, porque faz parte do programa de necessidades de cada cliente.

Se ele vai ter máquina de lavar louças, uma cuba maior, uma menor... 

Quer entender melhor sobre esse assunto? Só clicar aqui pra comprar o GUIA DE COZINHA e nunca mais errar ao projetar a cozinha dos sonhos!

Beijos e até depois!!
Rê.