Sabia que uma a iluminação e a ventilação, quando bem aproveitadas, melhoram a nossa produtividade?! Temos que tomar muito cuidado e fazer as escolhas ideais para cada ambiente. Quer um exemplo do que eu estou falando? Onde você trabalha hoje? Em casa? Então me conta como fez para iluminar o Home Office!

Quando falamos em Home Office temos de ter cuidado ao posicionar a mesa do seu cantinho de trabalho! A mesa de trabalho necessita de uma luz direta e exclusiva para o uso (lembre-se que ambientes de trabalho precisam de uma iluminação mais intensa).

A luz interfere nos sentidos, na emoção, na produtividade, na motivação e na capacidade de concentração. Quando vou projetar um home office eu sempre acho melhor colocar a luz na parede.

Também é preciso ter cuidado com a altura e profundidades das mesas (para a bancada aconselho usar entre 50 e 70 cm de profundidade, dependendo do tipo de equipamento, desta forma você consegue apoiar os cotovelos e não força os ombros ou a coluna]:

  

O uso do Home Office atingiu o auge em 2020, durante os primeiros meses de pandemia e, por consequência disso, as reformas e transformações nestes ambientes aumentou muito.

Por isso eu trouxe hoje, além da dica de iluminação, algumas dicas de como eu gosto de detalhar mobiliários de Home Office.
DETALHE 01:  A fita de LED embutida no móvel aéreo é um reforço, em termos de iluminação geral, na bancada de trabalho (a iluminação precisa estar bem distribuída pelo ambiente, com pontos focados na mesa de trabalho). Se optar pelo uso da fita de LED, não se esqueça de prever o espaço para o driver e a posição do interruptor.

A fita elimina aquele efeito de sombra que o próprio móvel aéreo causa na bancada. Não use a temperatura de cor quente para esta fita, use a NEUTRA (4.000 K), a quente causa efeito de relaxamento e não é isto que queremos na hora do trabalho e dos estudos!

DETALHE 02: Um porta lápis encaixado no painel ajuda na otimização de espaço, da bancada de trabalho. Muito útil para apartamentos compactos, em que cada centímetro conta.

Como contei no início, o espaço ideal para uma bancada de trabalho é entre 50 e 70 cm de profundidade, dependendo do tipo de equipamento que for usado na bancada, com essas medidas é possível apoiar os cotovelos, para não forçar ou sentir aquelas indesejáveis dores nos ombros ou na coluna, mas eu sei que nem sempre é possível  projetar uma bancada assim.

E, assim com os organizadores fixados no painel, você consegue um espaço livre (nada estojos, porta-lápis e etc), na bancada, dá um aspecto super organizado, visualmente falando.

NICHOS: Nichos organizadores com rodízios, podem ser úteis de diversas formas: de brinquedos a revistas e livros, dependendo da rotina do morador da casa. 
O legal de projetar, tanto ele quanto o gaveteiro com rodízios, é poder alterar a posição quando o necessário.
Conta pra mim... você está gostando dessas dicas? Quer saber mais sobre iluminação? Olha que eu adoro esse tema! Deixa a sua resposta aí nos comentários!
Até mais, Rê!!