Quero saber por onde você COMEÇA um PROJETO!

Porque, hoje vou te mostrar as 04 ETAPAS que eu uso para começar bem os meus projetos.

A concepção de QUALQUER PROJETO, deve estar atrelada a três palavrinhas:
PLANEJAMENTO x ORÇAMENTO x ACOMPANHAMENTO
Um projeto é um planejamento, certo?! Estudamos o layout, as questões técnicas, definimos até os itens de decoração.

O projeto ficou maravilhoso, mas ele é exequível? 
Ele sendo exequível, o cliente poder arcar com o custo dele e enfim executá-lo? Vem ver porque o começo de um projeto é tão importante:
01. CONHEÇA BEM O AMBIENTE: em um bom levantamento buscamos o máximo de informações possíveis – meça as dimensões do ambiente, faça o levantamento fotográfico, analise a posição do local em relação ao sol, analise as condições estruturais existentes.

Qual o sistema construtivo adotado? Qual a posição dos pontos elétricos e hidráulicos? Existem móveis que serão reaproveitados, quais são? Para esta etapa ficar mais fácil ELABORE UM CHECK-LIST de todas estas tarefas, para não esquecer nenhuma delas, no momento da visita ao local.

*Quanto mais informações você coletar no inicio, mais simples fica o processo depois.
02. CONHEÇA BEM O SEU CLIENTE: Qual será o uso do espaço, qual a rotina de quem vai usar e quantas pessoas vão ocupar aquele ambiente? Este tipo de questionamento vai impactar diretamente no projeto. Para entender tudo isso fazemos um BRIEFING DE PROJETO com o cliente.

No briefing, entenderemos quais as prioridades, as necessidades do clientes e também o BUDGET que ele tem disponível para investir.
*Quanto melhor for a COMUNICAÇÃO entre profissional e cliente, nesta etapa de início, mais fácil será ‘acertar o projeto de primeira’.

03. CRIE UM CONCEITO PARA O PROJETO: escolha referências, cores, texturas e pesquise materiais. Esta é a hora em que você vai unir o estilo do cliente com as suas ideias.

A forma que eu acho MAIS FÁCIL de traduzir visualmente estas ideias é montando um MOODBOARD. Não perca tempo desenvolvendo todo um grande projeto, antes de ter um CONCEITO para o trabalho.

E digo mais, você deve APROVAR ESTA ETAPA com o cliente antes de desenvolver a próxima, para entender se as expectativas dele estão sendo atendidas.  
*Esta etapa pode te economizar muito tempo de desenvolvimento de projeto e também EVITAR AS ETAPAS DE REVISÕES de projeto.
04. DESENVOLVIMENTO DE LAYOUT: depois de levantar o máximo de informações possíveis sobre o ambiente, o uso dele, preferências e estilo do cliente, agora é hora de começar o projeto!

Organizar, setorizar... Qual a melhor posição para cada coisa?!
Um bom layout aproveita o espaço da melhor forma. Ele deve ser funcional, harmônico e prático!
*A sua apresentação pode ser simples, prática, mas ela tem que COMUNICAR BEM A SUA IDEIA! 
Identifique os elementos do projeto, explique o porquê de cada definição! 
É OBRIGAÇÃO que aquelas necessidades que o cliente apontou no BRIEFING sejam abordadas durante a apresentação de layout do projeto, mostrando ONDE OS MATERIAIS E CORES aprovados no moodboard serão aplicados.
Essas foram as 4 DICAS sobre as PRIMEIRAS ETAPAS que eu uso para começar BEM um projeto.
Espero que tenham gostado!!
Até mais, Rê!