Uma etapa muito importante de um desenvolvimento de projeto é o lançamento de pontos elétricos.
Afinal de contas, cada vez mais somos reféns absolutos da energia elétrica e, por isso mesmo, não podemos errar nesse assunto!
Imagina a seguinte situação: seu cliente está na sala de TV da casa dele e não existe um ponto de tomada para conectar o carregador de celular próximo da televisão! Toda vez que ele precisar carregar o celular enquanto estiver assistindo TV ele vai lembrar de você! kkkk
Brincadeiras à parte, este é só um exemplo da importância que o nosso trabalho tem, porque influencia diretamente a qualidade de vida e o bem estar dos nossos clientes.
Obs.: Quando falamos em lançamento de pontos elétricos, significa identificar as posições e quantidades de pontos necessários, de acordo com o restante do projeto [mobiliário, equipamentos etc] e não desenvolver um projeto de instalações elétricas.
Somente um especialista em instalações elétricas deve desenvolver este tipo de projeto.
Então vamos às dicas práticas para você não errar na indicação dos pontos elétricos:
02. Depois que definimos junto com os clientes todo o layout, pisos, revestimentos, mobiliário e etc, precisamos fazer a compatibilização de tudo isso com os pontos de tomadas e interruptores do ambiente. Isso para poder entender qual a necessidade exata de pontos novos ou fazer adequação das posições, desta forma otimiza os recursos do cliente;
– Baixas: 30 cm a partir do chão;
– Médias: 1,20 m (ou 120 cm) até 1,30 m (ou 130 cm) a partir do chão;
– Altas: 2 m até 2,25 m (ou 225 cm) a partir do chão
04. Quando 'o funcional' do projeto estiver resolvido, vamos a estética! A gente precisa relacionar também as cores dos acabamentos das tomadas e interruptores com as cores das paredes ou móveis.
Obs.: são estes tipos de detalhes de acabamentos bem planejados que vão encantar o seu cliente!
Espero que você tenha gostado da dica de hoje!!
Até mais, Rê!!