Como a gente escolhe a cor ideal para um ambiente? Como a gente faz para combinar as cores neste ambiente? Qual é o significado de cada cor? Qual sensação ela vai transmitir?

A primeira coisa que a gente tem que entender quando falamos de cores é que, no círculo cromático, algumas cores se complementam, outras são opostas.

Dentro das 12 cores que estão na base do círculo, três delas são primárias (não podem ser criadas a partir da mistura com outras cores - vermelho, amarelo e azul).

Depois das primárias nós temos as cores secundárias, criadas a partir das cores primárias (laranja, verde e roxo).

Em seguida temos as cores terciárias, criadas da mistura das cores primárias com as cores secundárias.

E porque estamos falando disso, que é um assunto que eu tenho certeza de que você já cansou de ver?

Porque é muito importante entender a composição da cor para saber a melhor forma de aplicá-la no ambiente!

As cores são responsáveis por dar sentido ao espaço!

Quer um exemplo? Eu não me imagino mais vivendo em um ambiente todo preto e branco! A gente pode até entrar em um espaço assim e achar lindo, mas vai chegar uma hora em que ele vai ficar muito monótono e você vai querer mudar.

A cor entra para melhorar a nossa qualidade de vida, desenvolve a nossa criatividade, nos ajuda a descansar, nos dá tranquilidade ou deixa a gente mais agitado...

Por isso mesmo é que o uso errado das cores influencia muito no resultado do projeto. Imagine um consultório onde a cor predominante é o vermelho. A pessoa que está lá não vai conseguir se sentir relaxada.

Vamos fazer um exercício?

Pegue o círculo cromático e divida em duas partes. Do lado esquerdo teremos as cores frias, já do lado direito teremos as cores quentes. As cores frias são ligadas a água e ao gelo. E isso não quer dizer que, se você escolher cores frias para um ambiente, ele vai ficar frio.

As cores frias são aquelas que nos trazem a sensação de tranquilidade e relaxamento, são mais calmantes que as cores quentes.

Já quando falamos das cores quentes, falamos de energia, de sol, de fogo, de calor... Por isso mesmo elas nos despertam muito mais a sensação de despertar e de euforia (lembra quando falei das cores preferidas dos restaurantes fast-food?).

Viu por que é importante entender sobre as cores?

Quando iniciamos um projeto, precisamos saber qual sensação queremos dar para o ambiente, o que o nosso cliente espera deste espaço!

Pense em um escritório onde as pessoas que trabalham lá precisam constantemente de criatividade, novas ideias, energia e vibração. Como você faria para conseguir todas essas sensações? Usando cores quentes!

Já quando falamos de um quarto, que é um lugar onde a gente quer descansar e relaxar, usamos cores mais frias.

Você já pensou em explorar as sensações no seu projeto de decoração? Você pergunta para o seu cliente o que ele quer sentir no ambiente que você vai projetar?

Te garanto que tudo muda a partir do momento que a gente entende e aplica tudo isso ao decorar um ambiente.

E você pode (e deve) aumentar o seu conhecimento sobre decoração!

Foi por isso que eu desenvolvi o Guia de Decoração! Lá, além de aprender sobre a aplicação de cores, você vai entender conceitos como proporção, equilíbrio, harmonia, processo criativo e muito mais!

Beijos e até depois,