Diariamente eu respondo uma série de dúvidas sobre os mais diversos temas nas caixinhas de perguntas lá do instagram!

Já falamos sobre certo e errado, sobre aquilo que é moda e o que não se usa mais, sobre detalhamento de marcenaria, qual o material indicado para os mais diversos casos, porque eu não gosto de soleira (é sério? Acho que só quem não me segue ainda não sabe essa resposta) e mais uma porção de outras coisas (te garanto que, assim como você, aprendo muito respondendo todas essas perguntas).

E hoje, aproveitando o comecinho do final de semana, juntei algumas das respostas mais frequentes lá da caixinha, para fazer um apanhado de dicas de decoração em um textinho que vale guardar, viu?

  1. Antes de escolher o sofá, verifique se ele desmonta ou não! Essa informação é fundamental se ele precisar passar pelo elevador ou pela escada (se tiver de içar, vai ficar bem caro).
  2. Se você cozinha muito, faça previsão de área molhada na pia.
  3. Use o interruptor da mesma cor da parede.
  4. Faça a soleira com o próprio piso (ninguém merece, e a sua casa não precisa, de uma soleira de cor diferente).
  5. Se você não quer os fios da TV pendurados e aparecendo, faça o planejamento elétrico e passe a tubulação por dentro da parede (você encontra essa dica dos fios embutidos no feed do Club, lá no insta).
  6. Evite encostar os móveis no teto, geralmente o gesso é torto!
  7. Pedra para a bancada da cozinha? Granito preto São Gabriel é resistente e tem o melhor custo-benefício.
  8. Geladeira não deve ficar ao lado do fogão, um esquenta o outro esfria (um equipamento pode comprometer o funcionamento do outro)!
  9. Para cozinha em U a circulação mínima é de 90cm.
  10. Qual a altura do chão para o nicho do banheiro? De 90cm a 120cm (use o revestimento como referência, quanto menos cortes tiver, melhor).
  11. Quer fazer um nicho mas a parede é estrutural? Opte por uma prateleira de fora a fora, com 7cm de profundidade e altura de 1m do piso.
  12. A medida mínima para área de banho, no box, é de 80cm x 80cm.
  13. Cuba esculpida não funciona em banheiro de uso diário! Elas são lindas, mas bem difíceis de limpar e acumulam sujeira com o tempo! Se você quiser muito incluir uma no seu projeto, coloque no lavabo!
  14. Tem pet em casa e quer trocar o piso? Dê preferência para o vinílico. Pisos polidos são muito escorregadios para os bichinhos.
  15. Chuveiro de teto é lindo, mas precisa ter um encanamento preparado para ele!
  16. Tem pet em casa e quer trocar o piso? Dê preferência para o vinílico. Pisos polidos são muito escorregadios para os bichinhos.
  17. Luz direta em cima da cama pode incomodar muito a visão de quem está deitado (dê preferência para um lustre com difusor ou uma luminária que direcione a luz para o teto).
  18. Evite utilizar cores que reflitam pouca luz em ambientes pequenos. isso porque você terá a sensação de compactar e diminuir o espaço.
  19. Lâmpadas de tons quentes (aquelas amareladas) ajudam a relaxar. Para salas e quartos elas são uma aposta certeira, tanto no inverno quanto no verão!
  20. Além de ser um ótimo elemento na decoração, os espelhos ajudam a ampliar o ambiente, dando profundidade e personalidade ao espaço!

Eu já te disse que são os detalhes que fazem toda a diferença!

E se você, assim como eu, ama decoração, comece hoje mesmo o Curso Aprenda a Decorar, onde eu compartilho o que aprendi nesses anos sobre materiais, cores, texturas e como combiná-los!

Beijos e até depois,

Rê.