Quantas vezes você já montou um Mood Board? Sabe para o que eles servem? Hoje eu vou te dar quatro motivos para você começar a fazer!

E por quê criar mais esta etapa, no processo de desenvolvimento de projeto? Para quem leu o post de ontem, já sabe que as primeiras etapas de um projeto são muito importantes para a nossa produtividade. Se bem desenvolvidas, elas irão nos evitar retrabalho (revisões de projeto) lá na frente. 

Mas como fazer para “acertar de primeira”? Escrevi ontem que é essencial que a gente levante o máximo de informações possíveis sobre o cliente e sobre o ambiente a ser transformado, no início. Mas não é sempre que a gente consegue se comunicar bem com uma pessoa, através de palavras ou de uma conversa, principalmente quando se trata de um projeto. É aquele famoso "quer que eu desenhe", ou seja, para nós é muito melhor uma comunicação visual com o nosso cliente. E é aí que entra o Mood Board! Eu acredito que ele é uma ótima ferramenta de comunicação com o cliente. Ele traduz visualmente uma ideia. Então vamos ao primeiro motivo.

1. Facilitar a Comunicação

Duas pessoas podem dizer a mesma coisa, porém com significados diferentes. A criação de um Mood Board nos permite expressar nossos insights, dicas e ideias através de uma imagem, de forma a facilitar o esclarecimento das dúvidas. O cliente aprova o Mood Board e você segue para a etapa de desenvolvimento de projeto, com muito mais segurança e uma probabilidade muito maior de acertar o projeto de primeira. Isso eu posso te garantir!

2. Aumentar a Produtividade

Se você vai passar a acertar mais projetos de primeira, você vai se tornar mais produtivo. São menos etapas de revisão de projeto, então são mais projetos aprovados e finalizados de forma mais rápida. Você terá mais tempo para atender mais clientes e o seu faturamento pode aumentar!

3. Desenvolver a Criatividade

Quanto mais você treina, quanto mais você faz, melhor você fica. Um Mood Board não precisa ter somente elementos do universo do design e da arquitetura, essa é a hora de montar o conceito do projeto, então você deve colocar emoção nele e usar elementos diferentes, objetos de apoio, que representem as sensações que o ambiente deve transmitir e também vão dar personalidade ao painel. É hora de colocar para fora toda aquela criatividade que você andou reprimindo.

4. Aumentar seu Leque de Serviços

Um Mood Board é um excelente ponto de partida para quem quer começar a mudar/decorar a sua casa. Depois de fazer Mood Boards você vai perceber que você consegue resolver grandes dúvidas de muitos clientes nesta etapa. Muita gente tem dúvidas sobre, por exemplo, quais cores e revestimentos devem ser usados ou como misturar dois estilos (gostos diferentes de duas pessoas), em um só ambiente e são dúvidas que você consegue resolver assim, de forma visual, não precisa ser um projeto completo. Você pode começar a cobrar para prestar este serviço e depois o cliente decide se continua precisando de ajuda para desenvolver um projeto completo ou não.

Depois que eu comecei a montar Mood Boards eu viciei e não parei mais! Tanto que eu desenvolvi um aplicativo só para isso, o Mood by ArqExpress. Com o Mood o desenvolvimento dos meus Mood Boards ficou muito mais rápido e prático, porque consigo fazer no celular ou no tablet. Qualquer lugar que eu estou pode se tornar a minha mesa de trabalho e com 5 minutos extras posso ser produtiva! Baixa o seu! Esta disponível

para IOS:

https://apps.apple.com/br/app/mood-arqexpress/id1485021044?l=en

e para Android:

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.arqxpress

Baixa ele e depois me diz o que você achou!

Beijo,