VOCÊ SABE PREENCHER UMA RRT?!

Boooom dia segunda-feiraaaaa!!!!

  Hoje temos dica sobre RRT!!!!! Muitos profissionais de arquitetura tem dúvidas sobre o preenchimento das RRTs. Então vamos “falar” um pouco sobre este assunto, por aqui.

  RRTs é o Registro de Responsabilidade Técnica, uma exigência legal e é através dele que pode-se identificar o RESPONSÁVEL TÉCNICO PELO PROJETO. E para o profissional, qual a importância desse documento? A RRT comprova a relação do arquiteto com a obra, com o serviço a ser realizado e também define o LIMITE DAS RESPONSABILIDADES, ou seja, o profissional se responsabiliza apenas pelas atividades que DE FATO EXECUTOU.

  Muitos clientes acham que ao desenvolver um projeto e entregar uma RRT, somos responsáveis pelos problemas relacionados também a execução da obra, o que normalmente, não é verdade. Em geral, os arquitetos se responsabilizam pelo projeto e os engenheiros pela execução da obra mas, pode variar de acordo com cada profissional e as suas especialidades. Então, ao ter este documento, este registro, conseguimos criar uma BARREIRA DE PROTEÇÃO para os profissionais. No caso de um processo judicial (esperamos que não aconteça) ele é uma forma de registro para eventual situação, o documento é um instrumento de comprovação de vinculo com as empresas contratantes, pois os profissionais podem efetuar o registro de desempenho de cargo ou função técnica.

  De maneira geral, a emissão de uma RRT garante que haverá uma fiscalização pelo CAU, proporciona segurança técnica, jurídica para o cliente e para a sociedade, formaliza o compromisso profissional cliente x arquiteto, identifica os responsáveis de cada atividade, auxilia também na verificação de dados reais para o senso do pais.

  E sobre o preenchimento do documento?

  Acesse o site do CAU - www.caubr.gov.br – você vai precisa de login e senha. Caso o seu cliente não seja cadastrado, será necessário cadastrar.

  Selecione o campo “RRT” e escolha a forma de registro: inicial ou retificado - em caso de alguma alteração em algum projeto será necessário retificar dados na RRT também.

  Selecione o “modelo” de acordo com o projeto. Normalmente selecionamos o simples (atividades em um endereço).

  Acompanhe o PASSO A PASSO:

 

 

 

 

 

 

 

Confere esse exemplo de RRT simples: 

 

 

 

Vocês sabiam que a gente tem um E-BOOK inteirinho de informações tão úteis quanto esta?! É o E-BOOK do GUIA DE PROJETO ARQUITETÔNICO, vem conferir!! 

 

Um ÓTIMA semana para você!!! Até amanhã, beeeijos!!!!! 

 

Etiquetas: projeto

Deixe um comentário