Quantas vezes você pegou um projeto de quarto e ouviu do teu cliente que o maior sonho dele era ter uma cama king size? Sonho é sonho e isso não dá para discutir, mas antes de comprar essa ideia e dizer que dá para encaixar a cama no layout, é preciso ter certeza de que o ambiente comporta esse tamanho todo!

O dormitório é um espaço para relaxar e não tem coisa pior que entrar em um lugar visualmente poluído, sem a circulação ideal, onde a gente nem consegue olhar direito para o todo.

Não é somente sobre estética ou decoração, mas sobre a funcionalidade e o conforto do usuário no dia a dia!

Imagina encostar uma cama de casal na parede e querer levantar para tomar uma água, por exemplo? Pensa na dificuldade que vai ser para sair desta cama! Diferente de um quarto de solteiro, onde podemos encostar a cama na parede em algumas situações.

A primeira coisa que precisamos entender quando falamos sobre quartos é a medida das camas, para que possamos perceber todas as possibilidades que o mercado oferece!

Depois que a gente entende essas proporções, fica fácil, com as medidas do ambiente em mãos, saber que tipo de cama vai ficar melhor e, principalmente, caber dentro dele!

Quando o espaço é pequeno e o cliente quer muito uma cama maior, geralmente optamos por uma cama queen ou king. Mas é preciso que ele saiba que, para isso, o layout do quarto vai mudar e certamente ele terá de abrir mão de alguma coisa (um armário maior, por exemplo).

É importante discutir qual a maior necessidade da pessoa que te contratou (lembrando de que você precisa de pelo menos 60cm de circulação dos dois lados da cama e na frente dela também).

Entre o armário dos sonhos e uma cama gigante, o que é mais importante? Qual a escala de prioridades do teu cliente?

Mas, Renata! O que eu faço se ele disser que tudo é prioridade?

Isso quem vai te ajudar a responder é o estudo que você fez lá no briefing. É lá que juntamos todas as informações essenciais para saber qual layout seguir. Neste outro post eu te mostro um Modelo de Briefing de Arquitetura, vai lá!

Gostou da dica de hoje?

Quer aprender mais sobre os métodos que eu e as minhas arquitetas aplicamos aqui, na ArqExpress? Então começa agora a ler os meus guias para acelerar a tua carreira!

Beijos e até depois,

Rê.