Você já se deparou com a sensação de não saber como decorar um ambiente, simplesmente por morar de aluguel?

Atualmente a busca por apartamentos alugados vem crescendo muito e, com as pessoas passando cada vez mais tempo dentro de seus lares, naturalmente surge aquela vontade de mudar a casa toda (quem nunca?)!

Mas junto dessa vontade de mudar, aparecem dúvidas sobre o que e como fazer. Será que vale a pena? É possível decorar um apartamento alugado gastando pouco?

Na Dica do Dia de hoje eu vou te mostrar a transformação de um apartamento alugado depois de passar por um DecorExpress:

1. UTILIZE MOBILIÁRIO SOLTO

Móveis sob medida são perfeitos para otimizar o espaço, mas quando se mora de aluguel o ideal é optar por peças soltas, como por exemplo sofá, rack, poltrona, mesa de jantar...

Com uma boa escolha do mobiliário é possível fazer composições incríveis e muito funcionais para o ambiente! Isso significa que não podemos fazer algum item em marcenaria planejada? Claro que sim!

Se esse for o caso, opte por itens menores e que possam se adequar facilmente a outros espaços!

2. PINTURA

Já bateu aquela vontade de pintar todas as paredes da casa que eu sei, não é? A pintura é uma ótima forma de dar aquela nova cara para o ambiente, além de ser mais econômica!

Com uma lata de tinta e um pincel na mão é possível fazer desde uma pintura convencional, geométrica, orgânica... Outra opção são as paredes texturizadas, como o cimento queimado, por exemplo.

Antes de começar tenha em mente que você precisa definir a paleta de cores e entender qual o seu estilo de decoração do ambiente. Depois disso basta soltar a criatividade!

3. ITENS DECORATIVOS

Já falamos sobre móveis soltos para compor o ambiente, agora entram os detalhes!

Aposte em uma cortina que seja adequada para o espaço e para as suas necessidades, um tapete com as dimensões corretas (nem muito grande, nem muito pequeno), almofadas que busquem transmitir a referência da paleta de cores, uma boa composição de quadros (lembre-se que as dimensões são muito importantes para que fique equilibrado), etc.

4. ILUMINAÇÃO MUDA TUDO!

Agora que já resolvemos o mobiliário, o revestimento e a decoração, vamos para a iluminação! Você tem que ter em mente que com uma iluminação bem pensada é possível criar várias atmosferas em um mesmo ambiente.

É necessário saber quais lâmpadas usar e em qual situação usar cada tipo de iluminação.

Para a iluminação geral você pode optar por trilhos ou painéis de sobrepor (vai depender de como é o espaço, se ele tem forro ou não). Já para a iluminação indireta, aposte em luminárias de mesa ou de chão.

5. PARA FINALIZAR: PLANTAS!

O ambiente está quase pronto, falta só um toque especial para trazer mais vida: plantas!

Além de trazer mais cor e contraste para o espaço, a composição com vegetação pode ser ótima para ajudar a filtrar o ar da casa!

Mas atenção: existem alguns pontos importantes para quem quer plantas em ambientes internos! Se o seu cliente tem animais de estimação é preciso ter cuidado com a espécie de vegetação escolhida (algumas são tóxicas os bichinhos).

Caso o cliente tenha algum tipo de alergia, busque opções que não interfiram na saúde! Já para aquelas pessoas que adorariam ter plantas, mas não têm muito tempo de cuidar, existem opções de vegetação artificial que ficam lindas e não dão trabalho algum.

Um projeto de decoração é o que acaba mudando visualmente todo o ambiente, traz impacto, enche os olhos!

São os detalhes que vão fazer toda a diferença, sempre!

Se você, assim como eu, ama decoração, comece hoje mesmo o Curso Aprenda a Decorar, onde eu compartilho o que aprendi nesses anos sobre materiais, cores, texturas e como combiná-los!

Beijos e até depois,

Rê.