Usamos cookies para personalizar sua experiência no site. Ao prosseguir, você declara estar ciente dos termos descritos na nossa Política de Privacidade.

Muita luz natural e pouca luminosidade. Como resolver?

Muita luz natural e pouca luminosidade. Como resolver?

| Renata Pocztaruk

Luz muda tudo! Eu vivo dizendo isso!

Na história de hoje a Eloísa Brun, do time ArqExpress, vai contar como a troca e a distribuição correta das luminárias fizeram a diferença neste projeto onde o maior problema dos ambientes era ter muita luz natural e pouca luminosidade:

A história de hoje é sobre um casal de CLIENTES que morava em uma casa grande com dois espaços que gostariam de reformar.

Para eles, o que mais incomodava era o fato de os dois AMBIENTES serem muito escuros. Por mais que os locais tivessem muitas janelas e recebessem bastante luz natural, os MATERIAIS utilizados nas duas salas “pesava” muito.

Além disso a distribuição das luminárias não era adequada...

Os ambientes eram decorados com muita madeira, tijolinho aparente que ia até o forro (telhado inclinado, também de madeira) e alguns detalhes em metal preto...

Por mais que algumas áreas das paredes fossem brancas, eles não sabiam o que poderiam mudar para que as salas ficassem mais ILUMINADAS.

Como era um espaço destinado para receber amigos (uma sala de TV e uma sala gourmet com churrasqueira), o desejo dos clientes era reformular, fazendo poucas mudanças, mas que trouxessem mais luminosidade, deixando-o mais agradável.

No projeto sugerimos fazer a pintura, colocar QUADROS, reformar uma parte dos móveis, colocar novas portas (a madeira pesava muito na composição) e trocar as luminárias.


Já para a parte gourmet do projeto o casal disse que precisava de uma mesa que pudesse ser utilizada para receber os amigos.

Para fazer uma mesa que não ocupasse o espaço todo, sugerimos um móvel que chamei de “mesa oculta” – ela fica escondida no móvel e, quando necessário, basta puxar (nas imagens é possível entender melhor a ideia).


Complementamos o espaço gourmet com prateleiras, novos móveis, sofá novo...

O ambiente acabou muito mais iluminado somente com a troca do mobiliário. Para o piso, que era escuro, sugerimos um tapete mais claro. Para a sala de TV a ideia foi fazer em cimento queimado, colocar uma prateleira e ainda utilizar os móveis que eles já tinham, como o rack da TV.

Sugerimos a troca dos pufs existentes por um banco em metalon e colocamos almofadas como um detalhe que ajuda a compor o ambiente. (Eloísa Brun)

Eu já falei algumas vezes sobre a diferença de um profissional que sabe sobre iluminação e o que não sabe. Faz muita diferença, pode acreditar! Olha só o caso que a Eloísa nos contou. Apesar do ambiente ser repleto de janelas e com muita luz natural, ainda assim ficava escuro e incomodava os moradores!

Entender sobre iluminação muda o projeto e é mais uma opção de serviço para você oferecer. Aprenda agora sobre como iluminar um ambiente com o Guia de Iluminação do Club Arqexpress!

Deixe um comentário